Por lei todo ano parte da população brasileira precisa entregar a Declaração Do Imposto de Renda, para ter sua situação regular junto à Receita Federal, e antes mesmo de ser divulgado o período de entrega do processo, os contribuintes se adiantam para organizar e tirar suas dúvidas visando evitar erros e faltas de dados importantes na sua declaração, que podem até levar a perda do prazo.
Não esquecendo que fatores como esses também incluem aposentados e pensionistas do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS), que precisam de mais informações sobre a obrigatoriedade da declaração do Imposto De Renda.
Pessoas com doenças graves e que possuem o benefício do INSS, podem pedir a isenção do Imposto de Renda, por meio de um laudo médico que deve ser enviado para a Receita Federal comprovando o direito.
Aposentados e pensionistas com mais de 65 anos de idade , que possuem uma renda mensal de até R$:1.903,98 totalizando um rendimento de R$:24.751,74 anual.
Essas isenções seguem o que está proposto na Lei nº 7.713, de 1988, que contempla aposentados por invalidez, doenças graves, ou que possuem mais de 65 anos de idade.
Mesmo que seja aposentado do INSS, se a quantia arrecadada for maior do que a determinada para isenção, deve enviar a declaração do Imposto de Renda como rendimento tributável.
Para consultar o extrato de rendimentos:
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por: Leandro Rocha
Mín. 18° Máx. 32°