Aqueles que estão trabalhando sob o Regime da CLT, ou seja, os trabalhadores que têm sua carteira assinada, têm direito ao fundo de garantia por tempo de serviço, popularmente conhecido como FGTS.
Este fundo foi desenvolvido com o objetivo de garantir que os trabalhadores demitidos sem justa causa possam realizar seu recebimento.
Entretanto, além da demissão sem justa causa, existem razões que também podem te dar direito de sacar o seu abono, confira.
Todos os trabalhadores brasileiros com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado Comumente o saldo do FGTS é resgatado quando o trabalhador é dispensado sem justa pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador.
A maneira mais comum de saque do FGTS é através da demissão sem justa causa, entretanto, não é a única maneira de resgatar o dinheiro do seu fundo. Ainda é possível solicitar o saldo nas seguintes circunstâncias:
Além da lista com as maneiras disponíveis para sacar o FGTS, recentemente a Caixa Econômica Federal está liberando uma nova maneira de ajudar aos trabalhadores que estão buscando por um dinheiro extra durante esse período de pandemia.
Ressaltando que esse empréstimo é destinado apenas aos trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Trata-se de um crédito onde o trabalhador pode colocar como garantia o próprio valor do saque-aniversário, permitindo assim que o mesmo seja disponibilizado para trabalhadores até mesmo com nome sujo, além disso, a contratação é 100% ‘online’, sem qualquer necessidade de comparecimento nas agências da Caixa.
Agora que você sabe mais sobre o empréstimo veja agora como funciona a adesão do crédito e suas condições:
Os trabalhadores com interesse em optar pelo saque-aniversário necessitam realizar a adesão por meio do:
Com base no seu atual saldo, o sistema da Caixa Econômica também permite que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário em 2020.
Lembrando ser possível retornar ao saque-rescisão a qualquer momento. Entretanto, a migração ocorre apenas depois de 24 meses (dois anos) da data de adesão ao saque-aniversário.
O prazo para solicitação do saque-aniversário é o último dia útil do mês do seu aniversário. Após isso, apenas poderá ter o direito ao resgate no ano seguinte.
Como mencionei anteriormente, o processo para aderir ao programa é 100% ‘online’, ou seja, basta seguir os passos descritos abaixo e contratar.
Mín. 18° Máx. 32°