16°C 29°C
Uberlândia, MG

Qual é a importância da gestão da qualidade para a continuidade das empresas?

Qual é a importância da gestão da qualidade para a continuidade das empresas?

20/10/2021 às 18h03 Atualizada em 20/10/2021 às 21h03
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:

Em um mercado cada vez mais competitivo e marcado por consumidores exigentes e seletivos, garantir a perpetuidade de um negócio não é uma missão simples. A busca pela satisfação dos clientes, nesse cenário, é a estratégia predominante para que as empresas consigam se destacar e fidelizá-los à sua marca – meta que depende do investimento na gestão da qualidade para uma melhoria constante em toda a companhia.

Continua após a publicidade

Todo empreendedor deseja ver seu negócio crescer e prosperar. Nessa busca, é fato que se atualizar frente às tendências do mercado e demandas dos consumidores é a base para qualquer estratégia. A pandemia, como exemplo, é prova clara dessa necessidade, tendo impulsionado a transformação digital nas empresas para que pudessem continuar operando e atendendo seus clientes.

Em resposta à essa mudança, os próprios usuários deram vida ao digital. Segundo um estudo feito pela NZN Intelligence, em 2020, o comércio eletrônico alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano. Muito além de apostar nas ferramentas e sistemas ideais para se adaptarem a esse novo cenário, a gestão da qualidade se tornou parte integrante desta nova era da internet – na qual em meio a tantas opções, o diferencial competitivo se baseia na satisfação de seus clientes por meio da melhoria contínua de seus produtos e serviços.

É muito comum encontrar empreendedores que, erroneamente, acreditam que a qualidade é uma tarefa adicional à empresa, podendo ser deixada em segundo plano. Quando, na verdade, deve ser entendida como o único caminho para o resultado duradouro – aplicada à “forma de fazer” ao trabalho da organização e, não apenas como algo à mais ou sem importância.

A partir dela, a empresa poderá nortear o conjunto sua forma de trabalho com  normas necessárias para promover sua repetibilidade dos bons resultados– ou seja, identificando os padrões que já deram certo e que devem continuar sendo investidos e aperfeiçoados ao longo do tempo. Quando a busca da qualidade e as normas são aplicadas com foco na geração de valor para os clientes, além de conquistarem uma maior satisfação e fidelização, os custos operacionais definitivamente serão reduzidos, graças ao aumento da eficiência nos processos e melhoria na produtividade dos funcionários.

Continua após a publicidade

Sua importância e vantagens são tantas que, todo ano, é celebrada a Semana da Qualidade, no mês de novembro, como forma de estimular a discussão sobre o tema. No entanto, muitas empresas a enxergam como uma mera data comemorativa de tabela, sem enxergar seu real propósito.

A gestão da qualidade deve ser uma prática diária em toda organização e, celebrada em sua semana oficial. Com ela, as companhias conquistarão as metas desejadas com maior facilidade e estruturação, levando à otimização dos recursos e esforços e, evitando a comodidade e estagnação do que deu certo até o momento.

Jeison Arenhart é fundador da Forlogic, empresa de tecnologia para a qualidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
28°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 29°

28° Sensação
6.17km/h Vento
44% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h29 Nascer do sol
05h49 Pôr do sol
Ter 29° 17°
Qua 29° 17°
Qui 30° 18°
Sex 30° 18°
Sáb 30° 19°
Atualizado às 16h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,08 +0,05%
Euro
R$ 5,46 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,59%
Bitcoin
R$ 339,367,71 +0,73%
Ibovespa
128,500,68 pts -0.01%
Publicidade
Publicidade