De acordo com o calendário do Auxílio Brasil, o pagamento do vale-gás vai começar a ser pago na próxima sexta-feira, dia 18. O valor do benefício será de R$ 52 para quem tem o 1 como final de Número de Inscrição Social (NIS).
No total, 5,4 milhões de famílias no país serão beneficiadas, junto com a terceira parcela do Auxílio Brasil. Os depósitos acontecem entre os dia 18 e 31 deste mês, sendo enviados para as poupanças digitais do Caixa Tem. Para ter acesso a quantia, no entanto, é preciso conferir se permanece dentro das regras de concessão
A Lei 14.237 que garante o pagamento do vale-gás tem validade de cinco anos.
Tem direito a receber o vale-gás apenas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Além disso, também podem receber o vale-gás as famílias que tenham pessoas que morem no mesmo domicílio e receba benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família.
O pagamento é liberado de acordo com número final do NIS. Confira a seguir as datas para o mês de março:
O saque do Auxílio Brasil e do vale-gás poderá ser feito nas agências da Caixa, nas casas lotéricas, e nos correspondentes bancários Caixa Aqui.
Quem tem o aplicativo Caixa Tem também poderá movimentar os recursos por meio da ferramenta. Por determinação legal, o beneficiário terá 90 dias para retirar o dinheiro.
Mín. 18° Máx. 32°