14°C 25°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Insatisfação: 46,9% dos brasileiros estão insatisfeitos com as operadoras de telefonia

Insatisfação: 46,9% dos brasileiros estão insatisfeitos com as operadoras de telefonia

16/11/2023 às 18h56 Atualizada em 16/11/2023 às 21h56
Por: Bia Montes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela INDECX no primeiro mês de cada trimestre de 2023, revelou que os clientes não estão nada satisfeitos com os serviços prestados por suas operadoras de telefonia.

O levantamento que avaliou o nível de satisfação dos clientes em relação às operadoras indicou que 46,9% dos clientes são detratores.

A qualidade do sinal, o aumento constante nos custos sem uma melhoria correspondente nos serviços e as dificuldades no atendimento ao cliente foram as principais reclamações dos participantes.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi conduzida em janeiro, abril e julho de 2023 e contou com a participação de 829 clientes  de todas as regiões do Brasil.

O estudo envolveu pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias.

Dentre os participantes, (22,4%) foram classificados como promotores (clientes satisfeitos com o serviço que costumam indicá-lo para outras pessoas), (30,6%) como neutros (indiferentes ou sem perfil totalmente identificado) e (46,9%) como detratores (insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, que não indicam e são detratores das marcas).

Análise demográfica

O estudo revelou diferenças conforme o grupo etário.

Os clientes mais jovens, com idades entre 18 e 29 anos, demonstraram níveis mais elevados de satisfação com o atendimento das operadoras, mas se mostraram insatisfeitos com a qualidade da conexão de internet.

Já o público de 30 a 54 anos manifestou maior insatisfação, especialmente em relação ao atendimento. 

“As necessidades e expectativas dos públicos, promotores, neutros e detratores variaram significativamente, abrangendo aspectos como atendimento, cobertura de sinal, planos de contratação e qualidade da conexão”, diz Rafael Nascimento, diretor na INDECX. 

Leia também: Veja Como Obter Planos De Telefonia Mais Baratos

Net Promoter Score — NPS

Os resultados da pesquisa revelaram um NPS geral de -24,5 para o setor de operadoras de telefonia, indicando que essas empresas estão na zona considerada crítica, ou seja, com mais clientes detratores e pouco propensos a recomendar o serviço.

A métrica do NPS é utilizada para mensurar o nível de fidelidade dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa, assim, como a probabilidade de a marca ser recomendada para outras pessoas.

Uso de IA para identificar o sentimento dos participantes aumentou NPS de -24,5 para -20,35 

A INDECX também utilizou a Inteligência Artificial (IA) para classificar o sentimento dos comentários e extrair palavras-chave com base nas opiniões dos respondentes.

Essa abordagem qualitativa fez com que o NPS de -24,5 subisse para -20,35, demonstrando um aumento significativo na satisfação dos clientes, mas ainda na zona crítica.

A mudança aconteceu porque a IA consegue perceber sutilezas, possibilitando uma análise mais aprofundada. 

“Esse nível de NPS, muito abaixo de um nível que podemos considerar satisfatório, explica o motivo dos consumidores trocarem de operadoras de telefonia apenas por uma oferta maior. Durante o estudo também identificamos uma parcela significativa de clientes não se recordando até mesmo sobre qual era sua operadora, esses comportamentos são totalmente ligados a um perfil sem fidelidade a uma empresa”, reforça Rafael.

Metodologia

A metodologia adotada na pesquisa foi de natureza experimental e descritiva, abrangendo múltiplas abordagens de medição de satisfação e pesquisa.

Os questionários foram distribuídos digitalmente por meio de um formulário estruturado e não mascarado. Dentre as metodologias utilizadas, destacam-se o Net Promoter Score (NPS), perguntas de múltipla escolha, avaliações (5 Star Rating), perguntas fechadas, perguntas abertas e perguntas dicotômicas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
25°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 25°

24° Sensação
4.63km/h Vento
29% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h46 Nascer do sol
05h51 Pôr do sol
Ter 27° 15°
Qua 28° 15°
Qui 29° 16°
Sex 31° 16°
Sáb 31° 17°
Atualizado às 14h30
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,44 +0,26%
Euro
R$ 5,93 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,04%
Bitcoin
R$ 367,358,55 +10,53%
Ibovespa
129,432,31 pts 0.42%
Publicidade
Publicidade