Parceria entre Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Banco Mundial e governo federal promoverá encontro anual O Brasil no Doing Businessampliando o debate sobre desburocratização, simplificação tributária e melhoria no ambiente de negócios. Os temas serão discutidos entre a iniciativa privada, autoridades estaduais e municipais. As inscrições são gratuitas e já estão abertas por meio do link https://www.sympla.com.br/o-brasil-no-doing-business__710096.

O evento contará com a presença de José Ricardo Martins da Veiga, secretário especial de modernização do Estado; Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico; Tatiana Whately de Moura, especialista em Ambiente Regulatório do Banco Mundial, Márcio Olívio Fernandes da Costa, vice-presidente da FecomercioSP e André Sacconato, coordenador do Grupo de Trabalho Doing Business da Federação.

Os palestrantes apresentarão um diagnóstico do mais recente relatório do ranking Doing Business, publicado no final de outubro, contextualizando a posição do Brasil em cada um dos índices avaliados e na curva histórica. Também será realizada uma comparação de como o País se encontra em relação à média global e à média sul-americana.

Referência em assuntos empresariais, a Federação tem promovido diversas ações em prol de um ambiente mais oportuno aos negócios, seja com apoio a projetos relevantes para as empresas ou com propostas de autoria própria visando à redução da burocracia em diversas frentes. Esses planos atacam diretamente o longo prazo necessário para se abrir uma empresa e ainda trazem simplificações profundas no sistema tributário, de modo a reduzir o peso do Estado sobre a geração de emprego, renda e investimentos.

“O Brasil vem passando por reformas e já tem dado sinal de recuperação econômica, mas um tema ainda pouco discutido, e de grande importância, é a produtividade no ambiente de negócios“, comenta Sacconato. Com base no último índice Doing Busines 2020, o economista da FecomercioSP comentará de que forma a Federação poderá atuar na melhoria do ambiente de negócios para ajudar o Brasil a atingir o objetivo do governo federal, que é ficar entre os 50 melhores países até o relatório de 2023, além de explicar como que as reformas não tão complexas poderiam aprimorar o cenário empresarial.

O encontro traz, ainda, dois workshops gratuitos para os participantes, em que representantes do governo darão os seguintes treinamentos práticos: Abertura de empresas e Pagamento de impostos.

O credenciamento da imprensa pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 94136-0648.

Serviço
O Brasil no Doing Business
Inscrições gratuitas
Quando: 28 de novembro
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: sede da FecomercioSP, Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo/SP

8h30 às 9h – Credenciamento e Welcome Coffee
9h às 9h45 – Abertura com autoridades Federais, Estaduais, Municipais e presidentes da CNC e da FecomercioSP
9h45 às 10h15 – Ações propostas pela FecomercioSP para a melhoria do ambiente de negócios:  desburocratização, abertura comercial e simplificação
10h15 às 10h45 – Palestra do representante do Banco Mundial

11h às 12h30 – Workshops temáticos
Abertura de empresas
Pagamento de impostos

Sobre a FecomercioSP: A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é uma entidade empresarial paulista dos setores de comércio e serviços.