O profissional contábil está destinado à extinção com a contabilidade 4.0?

A escrituração digital pode substituir essa profissão com o tempo? Veja a seguir!

Compartilhe
PUBLICIDADE

O mercado de trabalho é dinâmico e está em constante evolução. Como resultado, as novas tecnologias e tendências obrigam as profissões a se reformularem. 

Na contabilidade não é diferente. Aliás, a profissão de “guarda livros” realmente será extinta com a escrituração digital. Afinal, a contabilidade 4.0 já está instaurada e o profissional tem que utilizá-la a seu favor. Conquistar mais clientes, ser mais eficiente e ágil são fundamentais. 

Todavia isso não significa extinção de uma categoria. Atualmente, o contador não é mais aquele profissional que lida somente com legislação e cálculos, ele precisa entender de novas inteligências e ter uma ampla visão de negócio.

Neste artigo, falaremos sobre as mudanças da contabilidade e a adaptação do profissional. 

Contador está fadado a extinção?

Claro que não! Basta ver que os robôs não são capazes de realizar todo o trabalho de um ser humano.  Existem três principais características que tornam uma profissão imune à automação:

·  percepção e manipulação;

·  inteligência social;

·  criatividade.

Desse modo, as atividades que dependem de tais características não vão sofrer com a extinção igual a outras funções têm passado. Ao identificar em suas rotinas tarefas que reúnam tais predicados, invista nelas e as desenvolva como um porto seguro da profissão de contador.

A adaptação à contabilidade 4.0

O contador precisa se adaptar à contabilidade 4.0 que nada mais é que usar de ferramentas tecnológicas na execução de tarefas rotineiras dos escritórios contábeis. 

Nessa linha, o entendimento é que essa nova contabilidade nada mais é do que arquivos digitais, teleconferências, softwares automatizados, contador consultivo e outros.

Sendo assim, tarefas burocráticas como a emissão de guias obrigatórias acessórias passam a ser executadas por sistemas automatizados. E tudo bem, essa é a nova realidade para muitas outras profissões. O contador precisa estar preparado e qualificado para essas tarefas que os “robôs” não conseguem executar. E é isso que o mercado de trabalho atual espera desses profissionais.

Como se tornar um profissional indispensável?

Além das três características citadas anteriormente, o foco  do profissional contábil deve estar sempre nas estratégias. Por mais que o mundo esteja traduzido na internet e ao alcance de todos, nunca foi tão importante desenvolver a confiança.

Por mais completa que seja a informação digital, os mecanismos para confiar nela ainda são um tanto quanto analógicos. De tanto se informar na internet, os clientes acabam sem um norte para tomar a decisão certa na hora certa, contabilizando riscos e prevendo cenários. Então, ele recorre ao contador, que é um profissional gabaritado para informar o melhor caminho a seguir.

Para se adequar a esta nova era na contabilidade, segue umas dicas para você ser um profissional de destaque no ramo contábil:

  1. Pesquise as principais ferramentas tecnológicas para o seu segmento;
  2. Trabalhe o engajamento da equipe;
  3. Automatize o máximo de funções que puder;
  4. Veja se é possível captar mais clientes com a estrutura que você já tem e, se for o caso, realoque profissionais;
  5. Busque estratégias do marketing digital que possam ser usadas de qualquer lugar do país;
  6. Estude sempre e não pare de buscar profissionalização;
  7. Crie serviços que possam agregar mais valor ao negócio do seu cliente.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação