Por que começar a empreender com um escritório contábil em home office?

Quando eu exponho essa visão, a primeira objeção do contador é: “Ah, mas e se o cliente quiser conhecer meu escritório”? 

Compartilhe
PUBLICIDADE

Se eu estivesse começando minha história na contabilidade hoje, sem dúvidas optaria por um escritório em home office

São vários os motivos para isso: 

  • Necessidade de baixo ou zero investimento, até conquistar o primeiro cliente 
  • Custo fixo mínimo, que permite ter tranquilidade e confiança neste início 
  • Capacidade de competir de igual para igual com muitos escritórios, investindo em um bom software contábil 
  • Possibilidade de conquistar clientes no Brasil inteiro com o marketing digital 
  • Custo mínimo para testar e entender se o empreendedorismo contábil serve para mim, antes de me endividar num escritório tradicional 

Quando eu exponho essa visão, a primeira objeção do contador é: “Ah, mas e se o cliente quiser conhecer meu escritório”? 

Pela minha experiência de mais de 15 anos neste mercado e lidando diariamente com mais de 250 franquias contábeis, posso dizer que hoje são raros os casos em que o cliente se interessa em saber onde fica seu escritório. 

Ainda assim, você pode optar por um endereço fiscal num coworking, por um custo irrisório, e apresentá-lo como a sede oficial do seu negócio. 

Ou seja, certamente não é algo que vai impedir de conquistar seus primeiros clientes. 

Como fazer seu escritório contábil home office dar certo 

  • Não tente dividir sua jornada com a CLT, pois você não fará nenhum dos dois corretamente, prejudicando seus clientes 
  • Junte dinheiro para se sustentar por 12 meses antes de deixar seu emprego e começar a empreender 
  • Separe um local dentro de casa para você trabalhar e organize seus horários, para não transformar sua residência em um escritório 24h 
  • Gaste o mínimo possível, até conquistar o seu primeiro cliente 

Como captar seus primeiros clientes 

1. Pesquise os principais concorrentes da sua região, entenda quais serviços eles estão oferecendo e crie seu próprio pacote de serviços. 

2. Crie um perfil no Instagram ou utilize seu próprio perfil pessoal, mostrando para os seus amigos e seguidores que você presta serviços de contabilidade para determinados tipos de empresas. 

3. Crie algumas peças de divulgação (tem vários exemplos fáceis de seguir no Canva) e divulgue para os seus amigos no Whatsapp, Instagram, Facebook e demais canais digitais. 

4. Utilize um script simples para pedir indicação aos seus amigos e familiares: “Fulano, comecei agora meu próprio negócio contábil e criei um plano para ajudar os pequenos empresários a reduzirem os custos com impostos e departamento pessoal. Você conhece alguém que esteja precisando desse tipo de serviço?” 

5. Seja presente nas associações comerciais de bairro e em eventos para empreendedores na sua cidade, pois são excelentes oportunidades de divulgar seus serviços 

Claro que essas são estratégias simples dentre as muitas possibilidades de começar seu escritório home office, mas já costuma ser o suficiente para obter os primeiros resultados. 

Invista em capacitação para ser expert na parte comercial 

Não cometa o erro de focar demais na execução, pois o sucesso na sua jornada a partir de agora dependerá muito mais da sua capacidade de conquistar e fidelizar clientes. 

Por isso, invista desde já em treinamentos para dominar a parte comercial, desde a captação de clientes com marketing digital, estratégias de precificação, técnicas de fechamentos e muitas outras. 

Engana-se quem pensa que vender é um talento inato. Pelo contrário, é um processo tão simples e lógico quanto executar os serviços contábeis. Basta direcionar sua atenção para isso. 

E, acredite, a partir do momento que você fechar o seu primeiro cliente, vai virar uma chave tão grande em sua mente, que será como descobrir um superpoder até então adormecido em sua mente. 

Não desista nos primeiros desafios 

Empreender é e sempre será desafiador. Por isso, é importante você ter um propósito muito claro do porquê iniciar seu escritório contábil.  

Esse propósito pode ser dar uma vida melhor para sua família, ter mais tempo com seus filhos ou simplesmente ganhar mais dinheiro do que em seu emprego. 

Isso vai ajudar você a se fortalecer nos momentos mais difíceis e se concentrar em aprender novas habilidades que serão cruciais para fazer dessa nova fase a melhor da sua vida. 

Entenda que você, como contador, tem as habilidades necessárias para ser um grande gerador de riqueza para os empresários, fortalecendo toda a economia nacional. 

Esse é um propósito grandioso em que sempre busquei me apoiar – e que me motivou a escrever este artigo para inspirar você a construir uma história de sucesso na contabilidade. 

Por Edilson Júnior é CEO da CF Contabilidade e atua há mais de 15 anos como contador, empresário contábil e líder setorial da Contabilidade e do Franchising, em entidades como CRC-RJ, ABF-RJ e Sescon-RJ 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação