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Pós venda: como isso pode impactar o seu negócio

Pós venda: como isso pode impactar o seu negócio

29/02/2020 às 08h49 Atualizada em 29/02/2020 às 11h49
Por: Vanessa Marques
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Photo by @senivpetro / freepik
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Quando tratamos de atendimento ao cliente, engana-se quem pensa que a finalização da compra significa o fim do relacionamento com o consumidor. Aliás, quem agir dessa forma certamente não permanecerá ativo no mercado. 

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Na verdade, quem sonha em alcançar grandes resultados deve ter em mente que o relacionamento com o cliente vai muito além da compra. Ele envolve feedbacks, pesquisas qualitativas e quantitativas, dicas de assuntos que o interessam e claro,  manter a comunicação sempre acesa com o consumidor. 

A abundância de produtos e serviços disponibilizados no mercado fez com que a concorrência ficasse mais intensa, mostrando aos gestores a necessidade de criar novos serviços que cativem o consumidor. 

Dentro desta realidade, empresas que têm soluções parecidas, como as que fornecem equipamento de proteção individual,  precisam se destacar de outra forma. Mas qual? 

Certamente atrair clientes e gerar confiança na sua marca é - e sempre será - fundamental. Porém, é na pós-venda que você consegue mostrar os seus diferenciais e fidelizar o seu cliente. 

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Para isso, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes e diferenciar-se. Por isso, separamos nesse post algumas dicas de como a pós-venda pode ser eficiente. Vamos lá? 

O que é pós-venda? 

O pós-venda é uma estratégia de marketing que tem como objetivo melhorar a experiência de compra de um produto ou contratação de serviço. Basicamente, o foco é manter um relacionamento duradouro com o cliente, sempre suprindo as suas expectativas e necessidades.

Os empreendedores podem - e devem - pensar na pós-venda como uma estratégia de fidelização. Porém, é importante ter em mente que alguns esforços e ações serão necessários para melhorar a relação do cliente com a marca. 

Afinal, vivemos em um mercado extremamente competitivo que torna a fidelização cada vez mais difícil e rara. 

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Qual a importância da pós-venda?

Um pós-venda eficiente e a utilização das estratégias de forma correta pode trazer um grande destaque a sua empresa perante os concorrentes. Em sua maioria, são essas ações que farão com que o cliente se lembre da marca.

Já parou para pensar que quanto mais a empresa é lembrada e os clientes fiéis compram de forma recorrente, maior a frequência de produtos e a quantidade de vendas? Pois é, fidelizar clientes demanda muito menos tempo e custo comparado à conquistas de novos clientes. 

O sucesso dessa estratégia não é nenhum mistério, viu? A medida que você nutre o seu relacionamento com o consumidor, ele reconhece o valor da sua marca e se convence de que ela é a melhor opção para realizar uma compra. 

Pense em duas indústrias de resina epóxi atendendo o mesmo consumidor. Certamente, as duas não medirão esforços para conquistar esse possível cliente. Porém, a primeira têm ótimos feedbacks e um grupo grande de pessoas fidelizadas. Com toda certeza, você vai confiar nas avaliações anteriores e optar pela melhor posicionada. 

Pelo o que pudemos perceber, o pós-venda vai além de atender o cliente. Por isso, é primordial pensar em algumas estratégias para desenvolver uma ação eficaz. 

Para te auxiliar nesse processo, separamos alguns pontos para gerar sucesso nesse processo dentro da sua empresa. Acompanhe: 

Como utilizar o pós-venda

Uma das maiores utilidades - se não a maior - do pós-venda é o contato com o cliente, certo? Sendo assim, realize um follow-up para identificar se a compra foi satisfatória, quais foram os pontos positivos e negativos e ter um feedback para melhorar esses pontos. 

O follow-up serve tanto para analisar o cenário de venda quanto para mostrar ao cliente que a empresa está preocupada com a sua satisfação. 

Além disso, é legal pensar em uma maneira de criar um plano de fidelidade. O programa é uma estratégia para aproximar os clientes entregando alguma recompensa ou benefício no momento da compra. 

Por exemplo, o cliente comprou um tubo galvanizado na sua primeira compra. Já na segunda, um tubo de cobre. No momento da terceira compra, você pode oferecer algum ‘’brinde’’ pelas compras anteriores. 

Outra forma de utilizar o pós-venda, é utilizar o e-mail ou qualquer outro meio para enviar sugestões de produtos e serviços e ainda manter o cliente por dentro das novidades.

Aproveitando os canais de comunicação, você pode parabenizar os clientes em datas especiais. É interessante enviar presentes simples para tornar o relacionamento ainda mais próximo, além de demonstrar cuidado e preocupação com o bem-estar do consumidor. 

Agora, se você é o tipo de empreendedor que gosta de simplificar, é legal adotar uma plataforma que permite todas as integrações de pós-venda e também aprimora o relacionamento com o cliente no suporte multicanal. 

Esse tipo de ferramenta você reúne todas as informações valiosas sobre o cliente, tornando muito mais fácil para os seus funcionários elaborar uma estratégia, melhorando o atendimentos e solucionando os problemas antes que eles apareçam. 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

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