Você conhece os profissionais que atuam como paralegais? Sabe de que maneira estão aptos a auxiliar nas atividades jurídicas da sua empresa? A fim de esclarecer estas e outras dúvidas, Diego Souza, sócio do Grupo Lank, explica os principais aspectos que rondam a expertise do paralegal.

A origem da função

“Paralegal é uma palavra americana trazida para o português com o mesmo significado e refere-se ao profissional responsável por trabalhos administrativos e burocráticos perante os órgãos públicos. O auxílio deste profissional oferece uma grande vantagem aos advogados, uma vez que lhes permite manter foco e energia, exclusivamente, nas atividades jurídicas principais, além de reduzir o custo de time-sheet do advogado para com seu cliente”, explica Diego.

emprego carnaval

A atuação do paralegal no Brasil

Primeiramente vale informar que a profissão do Paralegal ainda não é regulamentada no Brasil, embora já possua regulamentação em outros países. “O Paralegal, além de compreender a terminologia jurídica, tem como principal função os serviços burocráticos em órgãos públicos e governamentais, tais como: Registros de atos societários, jornais e documentos de interesse das empresas (abertura, alteração, encerramento, cisão, fusão e incorporação) em Junta Comercial e Cartório e demais comunicações dos referidos atos em repartições públicas e conselhos de classe em geral”, revela o sócio do Grupo Lank.

O paralegal e as expectativas para 2020

“Novos sistemas já foram implantados e a promessa do governo é de melhorar ainda mais os prazos. Com isso, o paralegal especializado, com a devida energia, terá a oportunidade de melhorar a comunicação com seu cliente, diminuirá o uso excessivo de papel e, claro, seus prazos de entrega”, finaliza Diego.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!