Porque usar um software para contabilidade?  

Com o avanço tecnológico, uma série de processos foram automatizados para torná-los mais rápidos e qualificados. 

Um deles foi a questão de gestão financeira das empresas. Atualmente já foram desenvolvidos softwares para a contabilidade com o intuito de agilizar essa função. 

Ou seja, se tornou muito mais prático e fácil deixar a rotina financeira do seu negócio mais organizada. 

Além do mais, a burocracia que havia na execução dos trabalhos acaba sendo suprimida, dando lugar a otimização do tempo e a certeza dos resultados numéricos. 

Quais os benefícios de um software para contabilidade? 

Utilizar um software para contabilidade na sua empresa pode oferecer muitos outros benefícios, além de agilidade nos processos.

Entretanto, as funções oferecidas podem acabar variando de um software para o outro. Mas a base de funcionamento acaba sendo igual. 

Portanto, conheça quais são as vantagens e as funcionalidades dessa ferramenta:

Integração com interfaces de trabalho 

Esse benefício é ideal para grandes empresas ou aquelas que estão em expansão, justamente porque o programa consegue se integrar a outras interfaces de trabalho. 

Ou seja, um empreendimento é feito por várias áreas, como estoque, fluxo de caixa, gestão de pessoas, entre outras, e todas elas geram resultados financeiros. 

Um software contábil integra todas essas informações geradas e as reúne em uma base de dados. 

Segurança dos dados 

Outra vantagem é a organização dos seus dados financeiros, que acabam tendo resultados mais corretos, a partir da automatização. 

Além disso, os número financeiros também são preservados em uma plataforma, com total segurança. 

Dessa forma, muitos softwares para contabilidade conseguem proteger seus dados de possíveis invasões de hackers.

Redução de custos 

Diversas empresas acabam enxergando a implementação dessa ferramenta como um gasto, mas, na verdade, ele é um investimento. 

Ele acaba trazendo redução de custos para o seu negócio, pois reduz o número de erros e aumenta a precisão dos resultados.

Estratégia de gestão

A utilização de um software para contabilidade auxilia na gestão estratégica do seu empreendimento. 

Ou seja, a partir dele você consegue tomar decisões mais corretas e assim projetar estratégias para o seu negócio. 

Esse programa costuma emitir relatórios apresentando a situação financeira da empresa, dando mais qualidade aos processos. 

Otimização de processos 

Além dos resultados mais específicos e detalhados, você irá otimizar processos dentro do seu negócio. 

Para mais que isso, o tempo que seus funcionários, que atuam no setor financeiro, levam para fazer o trabalho contábil pode ser usado em outros projetos. Afinal, tudo ficará mais ágil e prático. 

Quais são os principais softwares para contabilidade?

Realizar o controle fiscal é essencial para o desenvolvimento da sua empresa. Atualmente muitos empreendimentos já aderiram a tecnologia. 

Por isso, não fiquei para trás e busque atualizar sua empresa, para ter melhores resultados. 

Nesse sentido, existem diversos softwares para contabilidade disponíveis no mercado. Por isso, vamos apresentar os principais: 

1. ContaAzul

Esse programa, um dos mais conhecidos do mercado, faz a emissão de NFe e faz a gestão financeira do seu negócio. 

Ele tem como um dos seus benefícios a facilidade e a rapidez, que todo mundo busca no meio empresarial. 

Além disso, ele também faz a integração ao sistema de vendas, de cobrança e ao seu fluxo de caixa. 

2. Arquivei 

Uma das ferramentas mais completas, ele faz download, consultas e, inclusive, faz o armazenamento automático das suas notas fiscais. 

Dessa forma, a sua empresa terá segurança fiscal e controle dos seus documentos. Além disso, ele oferece:

  • Centralizar arquivos XML;
  • Gerenciamento prático das NFS-e e NFC-e;
  • Fechamento do mês por e-mail;
  • Download de NFe e CTe emitidos.

3.Mastermaq

Oferecendo inovação para a sua empresa, esse software disponibiliza uma ferramenta contábil que realiza o atendimento totalmente online.

Além do mais, o Mastermaq já está há 27 anos no mercado de contabilidade, tornando a área financeira das empresas mais organizada e eficaz. 

4. HubCount

A principal vantagem desse software é a agilidade na resolução dos processos, o que dará resultados mais rápidos e eficientes. 

Além do mais, essa ferramenta é muito completa, pois oferece mais de 40 indicados, oferecendo gráficos para a sua análise. 

Para mais que isso, existem outras funções como:

  • Análise de mensagens da receita em lote;
  • DCTF automatizada;
  • Cálculo de impostos que foram retirados;
  • Automatização do Simples Nacional.

5. Nibo

O principal benefício deste programa é que ele permite fazer o controle de contas a pagar e contas a receber, sem que se coloque parâmetros. 

Além do mais, pode-se realizar a integração de instituições bancárias, tornando seus processos financeiros muito mais práticos. 

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Fonte: Saipos