Veja 5 profissões para trabalhadores com mais de 60 anos

Conheça algumas sugestões que podem representar uma nova oportunidade no mercado para quem tem mais de 60 anos. 

Compartilhe
PUBLICIDADE

Nunca é tarde demais para começar algo novo, após certa idade muitos têm como desejo manter sua vida ativa com ocupações no dia a dia, ou até mesmo de realizar um sonho antigo de trabalhar em uma área que não teve a oportunidade no decorrer da vida adulta. 

Outros se encontram “presos” em uma rotina de trabalho, e já desgastados por não estarem satisfeitos com o atual emprego, mas com medo de enfrentar novamente a busca da inserção no mercado.Em grande parte, isto deve-se a idade “mais avançada”, e todas as problemáticas que envolvem procurar um bom emprego após os 60 anos. 

Além disso, há também aqueles que voltam ao mercado de trabalho com intuito de complementar a renda familiar, até porque é comum nos deparamos com sessentões que ainda estão completamente ativos, de modo que não cabem naquela tradicional visão de que a partir dessa faixa etária, vem o momento de acomodação e descanso. 

Ainda é comum encontrar uma certa discriminação no mercado de trabalho voltada a esta parcela da população. Alguns empregadores tendem a ficar apreensivos com essas contratações, por acreditarem que pessoas tidas como “mais velhas” são mais vulneráveis a doenças, ou que este grupo não possui o devido domínio tecnológico para atividades exigidas. Esses são apenas alguns exemplos que motivam empresas a preterir trabalhadores com mais idade, em relação aos mais jovens. 

Em contrapartida, em algumas empresas essa realidade vem sendo mudada, de modo que já existem empregadores que visam as experiências adquiridas no decorrer da vida como uma qualidade muito forte dentre os concorrentes. Aliás,  não só da experiência de vida, mas também da inteligência emocional, responsabilidade e do maior tempo livre para se dedicar ao trabalho. 

Dito isso, veja agora algumas das principais opções de profissões voltadas aos trabalhadores que já ultrapassaram a casa dos 60 anos. 

Professor: O professor tem uma das missões mais importantes da vida, a de ensinar, compartilhar conhecimento, além de ter o poder de transformar uma sociedade indiretamente, pois essa transformação começa no indivíduo. Uma das profissões mais gratificantes, e que o conhecimento adquirido durante a vida será um verdadeiro trunfo.

Guia turístico: Profissão voltada para quem é bem comunicativo, responsável por orientar e acompanhar pessoas que estão em viagens, além de ser uma ótima opção para quem gosta de aventuras e novas experiências. Vale ressaltar que as “vivências” do indivíduo serão, sem dúvidas, de grande contribuição nessa carreira. 

Escritor: Essa profissão sem dúvidas é para quem gosta de traduzir o mundo e suas experiências de vida em palavras, uma boa opção para pessoas cheias de ideias e com bastante criatividade. O ofício exige muita leitura, prática e vivências. 

Corretor: Profissão direcionada àqueles que são bem comunicativos e gostam de vendas. Os profissionais desta área atuam no ramo de negociações e do cuidado de toda parte jurídica e burocrática para a realização de transações de imóveis. 

Recepcionista: Essa profissão é voltada para quem gosta de lidar com o público.  O profissional faz agendamentos, passa informações, além de ser responsável pelo atendimento tanto presencialmente quanto por telefone ou e-mail,. Ainda cabe salientar que o ofício  possibilita atuação em diversas empresas de diferentes segmentos.

Gerente de projetos: Profissional com papel importante na condução de iniciativas de trabalhos em grupos, este profissional planeja e gerencia projetos e estratégias para uma determinada empresa com fins lucrativos, O ofício é uma ótima escolha para quem tem boa liderança, é bem organizado e gosta de trabalhar com negociações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação