Você sabia que a TV é um dos itens que mais consomem energia!

Sua TV gasta muita energia?

Compartilhe
PUBLICIDADE

Você está todo, comprou a TV dos sonhos, com todos os aplicativos. Uma super TV. Mas você já percebeu que ninguém quando vai comprar a TV pensa se ela gasta muita energia. Você pergunta tudo, menos se ela consome muita energia.

Mas sabia que cerca de 96% dos domicílios brasileiros, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), possuem TV e diferente de antes, numa casa hoje em dia, tem uma TV na sala, nos quartos e se bobear na cozinha. Também é um dos itens que mais consomem energia. Você é daquelas pessoas que a TV fica ligada até a hora de você dormir?

O quanto sua TV gasta?

Para saber o quanto sua TV gasta de energia, basta verificar a pontência do seu aparelho em Watts (W) que está identificado no manual. Depois de verificar, multiplique pelo número de horas que você deixa a TV ligada e pelo número de dias utilizados. Em seguida, divida por mil e multiplique pela tarifa de energia. 

Configurações da TV

Todas as TVs modernas possuem um sistema inteligente para você ter acesso às configurações e desativar por exemplo, a opção de início rápido, que deixa o aparelho em segundo plano consumindo mais energia. Você pode também ativar o controle automático do brilho da tela. Isso pode ajudar a economizar energia.

Você dorme com a TV ligada?

Muitas pessoas querem assistir a TV num determinado horário, pegando uma almofada para servir de travesseiro, deitam no sofá ou assistem na cama mesmo. Porém, o sono chega, você dorme, e a TV fica ligada. Muitos aparelhos foram fabricados com um sistema de programação que determina o desligamento da TV de forma automática após um determinado tempo ou hora.

Vale a pena comprar uma TV 4K?

Uma das principais características que tornam qualquer display ainda mais avançado é a resolução. Os aparelhos evoluíram de proporções baixas para o HD, Full HD e  estamos no patamar da resolução 4K  e 8K.

A TV 4K oferece mais qualidade, nitidez e brilho que uma televisão com resolução Full HD, por exemplo. No entanto, uma TV 4K ainda está longe de todo mundo ter devido ao preço. Uma TV com resolução 4K pode custar até 50% do valor de um modelo com resolução Full HD.

As TVs abertas no Brasil ainda não oferecem programas e canais em 4K. Já os serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime VideoGloboPlay e YouTube já disponibilizam parte do catálogo em 4K.

Para os fâs de games aproveitarem a resolução 4K será preciso ter algum dos consoles de última geração para aproveitar (PlayStation 5 e o Xbox Series X). Outro detalhe, sua conexão de Internet terá que ser muito boa.

Original de Clique Vida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação