Dica: Os 10 Livros que todo contabilista deveria ler!


Os 10 livros que todo contabilista deveria ler! Trata-se de livros de contabilidade de “cair o queixo” no quesito qualidade. Lá vai:

10° – Contabilidade Introdutória – Autor (a): Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Eliseu Martins, Luiz Benatti, Ramom Domingues JR, Sérgio de Iudícibus e Stephen Charles Kanitz

Escrito pela equipe de professores da FEA/USP, é um livro básico para quem está começando os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. Os livros que integram o conjunto Contabilidade Introdutória (Livro-texto, Livro de Exercícios e Manual do Professor) inovam o ensino da Contabilidade no Brasil. Permanentemente revistos e atualizados, têm em vista não só sua adaptação aos modernos padrões de ensino da Contabilidade, como ainda as frequentes modificações introduzidas na legislação fiscal e societária do País. Tem uma linguagem mais clara e sem tantos termos técnicos, material básico para preparação de candidatos a concursos públicos. Eu indico para quem está nos primeiros períodos do curso, pois ele traz as noções básicas na Contabilidade, como: Campo de atuação da contabilidade, o espírito acadêmico, procedimentos contábeis básicos segundo o método das partidas dobradas, as variações do Patrimônio Líquido, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado, problemas contábeis diversos e etc

9º – Teoria da Contabilidade – Autor (a) Sérgio de Iudícibus

Teve sua primeira publicação em 1979, sendo que sua última edição foi em 2010, no qual foi inserido um texto especial sobre as novas abordagens à teoria da contabilidade. Além disso, há inúmeras inserções e atualizações na maior parte dos capítulos, principalmente para ilustrar novas tendências que têm surgido na Teoria da Contabilidade, bem como atualizações, tendo em vista a convergência, que está ocorrendo no Brasil, aos padrões internacionais do IASB e referências à nova Estrutura Conceitual do CPC/CVM/CFC, bem como à Lei no 11.638/2007. É um livro básico para os cursos de graduação e pós-graduação em Teoria da Contabilidade e pode ser usado também como leitura complementar para a disciplina Contabilidade Avançada.

8° – Monografia para os Cursos de Administração, Contabilidade e Economia – Autor (a) José Carlos Marion, Maria Cristina Traldi, Reinaldo Dias e Márcia Maria Costa Marion.

Este livro constitui-se num guia prático para a elaboração de monografias na área de negócios – administração, ciências contábeis e economia. Aborda as regras convencionadas pela comunidade científica internacional e normatizadas no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos monográficos. É indicado para aqueles acadêmicos que estão um pouco “perdidos” em relação a monografia pois tem um capítulo com temas sugeridos para pesquisa ou até mesmo para aqueles que querem tirar dúvidas sobre projeto de pesquisa, elementos que compõem a monografia, aspectos gerais da apresentação.

7° – Contabilidade Geral para Concurso Público – Autor (a) Jose Carlos Marion e Walter Nobuyuki Yamada.

livros contabilidade 4Este livro de contabilidade é direcionado para candidatos que desejam ingressar na carreira pública. O objetivo é atingir não só o interessado que é graduado na área contábil, como também o leigo (não afeito à contabilidade) que não dispõe de muito tempo para leitura e tenha dificuldade para a compreensão da matéria. Manual destinado a candidatos a concursos públicos, principalmente Bacen, Esaf (auditor fiscal e técnico do Tesouro Nacional), INSS, Tribunal de Contas, contador (Estados e Municípios) e outras carreiras públicas. Indicado também para a disciplina Introdução à Contabilidade dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Administração e Economia. O livro aborda temas como Patrimônio, Equações patrimoniais, Apuração do resultado e regimes de contabilidade, Escrituração, Princípios contábeis, Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Demonstrações complementares, Resolução CFC 750/93. Aborda os assuntos de forma mais objetiva, com textos curtos, além dos testes no final de cada capítulo.

6° – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP)

livros contabilidade 5Visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio. Com isso, a contabilidade poderá atender a demanda de informações requeridas por seus usuários, possibilitando a análise de demonstrações contábeis adequadas aos padrões internacionais, sob os enfoques orçamentário e patrimonial, com base em um Plano de Contas Nacional. A cada ano o Tesouro Nacional lança uma nova edição do MCASP válido para cada exercício, o Manual não é vendido e pode ser encontrado no site do Tesouro Nacional ou pode-se conseguir a versão impressa mandando um e-mail ao Tesouro Nacional solicitando que o Manual seja entregue na residência.

5° – Contabilidade de Custos – Autor (a) Eliseu Martins

É um livro técnico e completo em relação a custos. O enfoque é dado principalmente à utilização da Contabilidade de Custos para as funções de planejamento e controle além de uma avaliação crítica da implantação de sistemas de custos. A novidade da última edição é a adaptação de seu texto às disposições dos Pronunciamentos Técnicos CPC, especialmente do CPC 16, que trata da valoração de estoques, e das Leis nºs 11.638 e 11.941.

4° – Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise – Autor (a) Arnaldo Reis

Apresenta os principais fundamentos para a análise e estrutura de balanços e demonstrativos contábeis/financeiros. Dentro de uma sequência lógica e racional, procurando explicar e justificar os principais conceitos técnicos e as determinações legais fundamentais. É um livro de fácil compreensão, sem tantos termos técnicos, linguagem simples e objetiva, apresenta a matéria de forma clara e concisa, acessível até mesmo aos leigos em contabilidade. Na sua terceira edição (2009) os textos, testes e exercícios foram reformulados e estão adaptados aos dispositivos da Lei n° 11.638/2007.

3° – Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Crítica – Autor (a) – Elizeu Martins, Josedilton Alves Diniz e Gilberto José Miranda

Entre as características deste livro de contabilidade destaca-se a abordagem diferenciada do conteúdo utilizado. O objetivo é mostrar a real potencialidade de cada indicador de desempenho econômico e financeiro e de evidenciar suas limitações à luz de diversos fatores. É um livro voltado para a disciplina de Análise de Demonstrações Contábeis dos cursos de pós-graduação (doutorado, mestrado e especializações e MBA’s) em Contabilidade, indicado também para profissionais especialistas da área de análise de balanços avançada. Diferentemente de outras obras, em vez de exercícios fechados para serem elaborados, são sugeridas atividades baseadas nas Pedagogias Ativas, as quais centralizam o leitor no processo de ensino e aprendizagem.

2° – Contabilidade Empresarial – Autor (a) José Carlos Marion

Este livro é diferente dos manuais mais convencionais pelo fato de dar maior importância à compreensão dos relatórios contábeis do que à mecânica da escrituração e da elaboração das demonstrações financeiras. É divido em quatro partes: Análise das demonstrações contábeis, o processo contábil, o balanço patrimonial e outras demonstrações financeiras. Pelo fato de dar mais ênfase à compreensão dos dados e demonstrativos contábeis do que às técnicas de escrituração, ele é destinado também a profissionais não contadores e estudantes de outras áreas. É um livro completo, cobrado em praticamente todas as faculdades e uma ótima fonte de pesquisa.

1° – Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC – Coordenador (a): FIPECAFI – Autor (a): Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos.

Com a edição das Leis nº 11.638/07 e 11.941/09 (esta transformando em lei a MP nº 449/08) e com a criação do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis – em 2005, produziu-se, durante 2008 e 2009, enorme conjunto de novas normas, aprovadas pela CVM e pelo CFC, além da convergência completa às normas internacionais de contabilidade (IASB). Diante disso a FIPECAFI deliberou por cessar a edição do antigo Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações, que foi lançado em 1977, logo após a promulgação da Lei 6.404/76. Esse novo Manual traz os Pronunciamentos, as Interpretações e as Orientações do CPC, como também, as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB. É o “queridinho” de 10 entre 10 professores, sendo considerado a Bíblia da Contabilidade, realmente, é um livro que todo profissional contábil tem que ter.

Flavia Diniz – Contadora formada pela UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros, Pós-Graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas. Atualmente trabalha na Coordenadoria de Execução Orçamentária e Financeira do IFNMG e Professora de Contabilidade, Administração e Escrita Fiscal na Microlins

Matéria Publicada no site Ciências Contábeis

DEIXE SUA DICA DE LIVROS!