14° salário do INSS: por que ainda não foi liberado?

O 14° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vem sendo prometido desde 2020, mas, nunca saiu do papel, deixando aposentados e pensionistas sem uma ajuda extra.

O motivo para a liberação de 14° salário no final do ano para os segurados do INSS se dá pela antecipação do 13° salário, que este ano foi pago entre os meses de maio e julho.
Os aposentados e pensionistas mais uma vez vão ficar sem um dinheiro extra no Natal.

Mas, por que motivo não é liberado 14° salario?

O 14° salário começou a ser discutido em 2020 através de um Projeto de Lei (PL) que propõe um pagamento emergencial aos aposentados e pensionistas do INSS.

O relator da proposta é o senador Paulo Paim (PT-RS) que ainda defende uma possível liberação do 14° salário, numa forma de amparar financeiramente os segurados e aquecer a economia, como ele mesmo argumentou numa entrevista à Agência Senado, em abril.

A proposta visa auxiliar os segurados financeiramente mediante a ausência do 13º salário ao final do ano, de modo que prevê o pagamento para os aposentados e pensionistas do instituto.

14º salário

O Projeto de Lei veio através de uma ideia legislativa de autoria do advogado Sandro Gonçalves, que recebeu várias assinaturas de apoio que foram convertidas em PL.

No entanto, esta conversa de liberação de um abono extra aos aposentados vem sendo discutido desde 2020, devido à pandemia da Covid-19. O que vemos é que em 2021, novamente a proposta ficará no papel, e os aposentados, e pensionistas fazendo uma tremenda ginástica com o dinheiro no final do ano, já que não poderão contar com o 13° que foi antecipado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Comentários estão fechados.