2022 terá poucos feriados prolongados. Veja a relação completa

Na próxima sexta-feira (15), ocorre o feriado religioso da “Paixão de Cristo”, popularmente conhecido como “Sexta-feira Santa”. A data representa um dos raros feriados que estarão colados nos finais de semana, os quais permitem alguns dias seguidos de folga para o trabalhador.  

O próximo feriado prolongado ocorre ainda na semana que vem, quando é celebrado o dia de Tiradentes, encerrando o cronograma de folgas em abril. Após isso, o ano só contará com a possibilidade de emendas somente no dia 15 de novembro (Proclamação da República). 

Ainda sim, as datas dos referidos listados acima caem em uma terça-feira e quinta-feira respectivamente, ou seja, o prolongamento irá depender das normas e políticas adotadas por cada empresa ou instituição. 

Cabe salientar, que em junho ainda há o dia de “Corpus Christi”, entretanto, ao contrário do que alguns podem pensar, a celebração trata-se de um ponto facultativo, e não de um feriado. Como muitos confundem estas duas classificações, confira a diferença entre elas no tópico a seguir. 

Feriados x pontos facultativos

Em resumo, feriados consistem nas datas que conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o descanso deve ser concedido ao funcionário sem que haja descontos em seu salário. 

Cabe pontuar, que há serviços essenciais que não podem parar, como àqueles atrelados a saúde, alimentação, transporte público, entre outros. Nestes casos, o empregador pode conceder uma folga num dia futuro, ou pagar a remuneração diária em dobro. 

Por sua vez, pontos facultativos, como o nome já sugere, são as datas em que a empresa possui autonomia de conceder o descanso ou não. Ou seja, nem sempre estes dias serão sinônimos de folga. 

Neste cenário, caso a empresa opte pelo cumprimento do expediente, não haverá acréscimos na remuneração do empregado, tampouco, alguma folga em algum dia futuro. 

Calendário de feriados nacionais 2022

Datas em 2022 Dia da semanaFeriado
15 de abrilSexta-feiraPaixão de Cristo 
21 de abrilQuinta-feiraTiradentes 
1.º de maioDomingoDia do Trabalho
7 de setembroQuarta-feiraIndependência do Brasil 
12 de outubroQuarta-feiraNossa Sr.a Aparecida 
2 de novembroQuarta-feiraFinados 
15 de novembroTerça-feiraProclamação da República 
25 de dezembroDomingoNatal 
31 de dezembroSábadoVéspera do Ano Novo 2023 

Calendário de pontos facultativos 2022

Datas em 2022 Dia da semanaPonto facultativo 
16 de junhoQuinta-feiraCorpus Christi 
10 de outubroSegunda-feiraDia do servidor público (antecipação do dia 28 de outubro) 
24 de dezembroSábadoVéspera de Natal 
31 de dezembroSábadoVéspera do Ano Novo 2023 

Comentários estão fechados.