Muitas empresas de portas fechadas, outras funcionando de forma reduzida e o faturamento ficando comprometido. Este é o cenário provocado pela pandemia do covid-19 mundo afora. Para a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, a crise econômica por consequência do coronavírus vai ser a maior recessão desde a Grande Depressão, de 1929.  

José Vieira dos Santos

Diante desta situação, os empresários necessitam de orientações frequentes sobre quais medidas podem ser tomadas para minimizar os efeitos negativos nos negócios, mantendo as atividades e preservando os empregos. Um dos profissionais mais imprescindíveis para auxiliar as empresas na tomada de decisões certeiras é o da área contábil.  

Atuando como assessores e/ou consultores, os profissionais contábeis estão diariamente em busca de soluções para manter a saúde das empresas. O momento é desafiador e as mudanças não param de surgir. Nos últimos dias, os contadores tiveram de acompanhar mais de 20 novas Medidas Provisórias, isso sem falar das Instruções Normativas, Decretos, Resoluções, Decisões Judiciais, entre outros.  

Mais uma vez, o profissional da contabilidade prova o seu perfil dinâmico, proativo, tecnológico, inteligente e essencial nas esferas pública e privada, seja qual for o porte da empresa.  

Em meio à pandemia, no dia 25 de abril, celebramos o Dia do Profissional da Contabilidade, momento oportuno para parabenizar a classe e agradecer por toda a contribuição e luta pela economia do país e, consequentemente, desenvolvimento social.  

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL)

Somos 514.116 profissionais contábeis no Brasil, entre contadores e técnicos em contabilidade. Em relação ao número de empresas, temos 70.417, entre sociedades, empresários, MEI e Eireli no país. Em Alagoas, existem 3.875 profissionais contábeis ativos e 517 organizações contábeis.  

O Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL) aproveita a data para cumprimentar os profissionais, parabenizar por todo o empenho neste período de crise, agradecer e reforçar o seu compromisso com a classe.  

“O Sistema CFC/CRCs tem acompanhado atentamente todos os desdobramentos deste cenário que vivenciamos e está buscando atender as demandas dos nossos profissionais, solicitando a prorrogação de prazos de prestações de contas, levando informações sobre as mudanças através de lives, videoconferências, mensagens nas redes sociais, matérias na imprensa, no nosso site e com canal sempre aberto para ouvir a categoria. Não temos dúvida de que a classe vai se agigantar ainda mais neste momento, aprender com os novos desafios e encontrar os caminhos, fazendo jus ao tema da nossa campanha em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade deste ano: ‘Você faz parte de uma nação que não foge à luta’. Tudo isso vai passar e teremos ainda mais orgulho da nossa classe”, concluiu o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos.