4 dicas para aumentar a produtividade da sua empresa

A produtividade das empresas é uma meta e um grande desafio a ser enfrentado. De acordo com a última pesquisa da instituição Workfront, apenas 39% do tempo dos trabalhadores em todo o mundo é destinado para as suas funções.

Nos demais momentos, os profissionais estão em reuniões (21%), respondendo e-mails (16%) e fazendo atividades administrativas, como criando senhas (11%). Portanto, a responsabilidade não é apenas do colaborador que se distrai com a internet, mas, sim, com a organização da própria empresa em que trabalha.

Para reverter essa situação, aumentando de maneira efetiva a produtividade, os gestores podem adotar algumas medidas. Confira as principais dicas para fazer a equipe ser mais produtiva!

Equipe qualificada

Contratar um profissional completamente inexperiente para uma função ou trocar alguém de cargo — sem treinamento para isso — pode demandar tempo. Se a ideia é ter uma equipe alinhada e entregue resultados de forma rápida, o melhor é contratar profissionais especialistas na área.

Além disso, é importante realizar treinamentos esporádicos para manter todos alinhados. Ainda que ocupe um pouco de tempo, esses momentos servirão para agilizar processos futuros e ensinar novas tarefas para os profissionais.

Dessa forma, quando for preciso fazer algo diferente, todos estarão aptos para realizar a atividade sem demora.

Alinhamento de metas

Muitas empresas demanda uma série de tarefas para os colaboradores, mas não deixam claro o que desejam com aquilo. Qual é a necessidade de fazer o relatório de um jeito e não de outro? Por que o cliente precisa de uma análise mais objetiva e não técnica?

Quando toda a equipe consegue enxergar as necessidades dos clientes da empresa, assim como as metas de onde trabalha, ela pode atuar de maneira convergente para atingir o objetivo. Já quando cada um tem uma ideia do que precisa ser feito, os resultados são entregues de maneira diversa, e a companhia não utiliza toda a capacidade da equipe.

Ferramentas úteis

Por mais tradicional que um negócio seja, é inegável o quanto a tecnologia pode fazer trazer de benefícios. Seja para otimizar a comunicação de todos, mensurar resultados ou, até mesmo, gerir melhor os documentos da empresa.

Existem diversas ferramentas com essas funcionalidades. Nesse sentido, a Smarttcon Enterprise é uma solução completa. Por meio dela, é possível agendar tarefas, monitorar as câmeras do escritório, organizar os documentos e controlar as despesas.

No que se refere especificamente à produtividade, o aplicativo permite se comunicar melhor com a equipe, controlar o ponto de entrada e muito mais. Ao menor sinal de baixa produção, o gestor pode conversar com os profissionais e pensar em medidas para reverter essa situação. Um dado interessante com a utilização da plataforma seria a redução em 80% dos atrasos de funcionários em menos de 2 meses de aplicação.

Humanização do trabalho

Segundo pesquisa da Universidade do Reino Unido, os profissionais felizes podem produzir até 12% a mais. Portanto, de nada adianta cobrar sem critério e pressionar a equipe para aumentar os números, sem olhar para o lado pessoal.

Antes de ser um profissional, o colaborador é um ser humano que tem sentimentos e preocupações fora da empresa. Há situações em que ele produz menos, por exemplo, porque está desmotivado ou com problemas familiares. Por esse motivo, criar um ambiente saudável para todos e respeitar as individualidades também ajuda a aumentar a produtividade.

Sobre a Smarttcon


Smarttcon nasceu em 2018 para revolucionar a experiência de moradores e síndicos de com uma plataforma única no mercado que reúne tecnologias de automação e gestão de condomínios residenciais, comerciais e corporativos. A empresa integra do Grupo Oxxy e traz consigo mais de 20 anos de know-how em tecnologia e está preparada para tornar os condomínios mais organizados e seguros. Com certificação ISO 9001:2015, a Smarttcon segue diretrizes, requisitos e regulamentações que garantem a qualidade do processo e a satisfação de todos os envolvidos no dia a dia de condomínios.