4° lote do Imposto de Renda pode ser consultado nesta quarta, dia 24

Quem tiver restituição a receber, Receita pagará no próximo dia 31

Compartilhe
PUBLICIDADE

O contribuinte que ainda não recebeu sua restituição do Imposto de Renda 2022 deve ficar atento. A Receita Federal deve abrir amanhã, quarta-feira (24) a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. 

Desse modo, se o contribuinte for contemplado neste lote, o pagamento será feito no dia 31 deste mês na conta bancária indicada por ele mesmo.

O calendário de acerto da restituição varia de acordo com a data de entrega da declaração, então quem enviou mais cedo, recebe mais cedo.

O primeiro lote foi pago à população no dia 31 de maio, o segundo no dia 30 de junho e o terceiro no dia 29 de julho. Sempre no último dia útil de cada mês.  Este ano as restituições ocorrem em 5 lotes.

Portanto, este é o penúltimo a ser pago pela Receita Federal (veja as datas mais abaixo).

O que é  a restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal fica responsável em realizar um cálculo para verificar se o contribuinte pagou a quantidade de imposto necessária ao Fisco. A análise leva em consideração os ganhos e despesas do mesmo.

Nessa linha, quando é constatado que o contribuinte pagou um valor menor do que é devido, ele precisa pagar a diferença à Receita. Todavia, quando ele paga mais imposto do que o necessário, tem saldo a ser devolvido e pode resgatá-lo. A isso é chamado de restituição.

Como consultar o quarto lote da restituição

Para conferir se está neste lote, o contribuinte poderá acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consulta a Restituição”. Esse procedimento deve ser feito a partir de 10h de quarta-feira, dia 24.

A consulta também poderá ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para tablets e smartphones, que consulta diretamente no sistema do órgão sobre a liberação das restituições, e ainda a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Calendário das restituições

1º lote: 31 de maio; (já pago)

2º lote: 30 de junho; (já pago)

3º lote: 29 de julho; (já pago)

4º lote: 31 de agosto;

5º lote: 30 de setembro.

Como é feito o pagamento da restituição?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. 

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Se eu não estiver no último lote, o que fazer?

Vale destacar que se o contribuinte não estiver no último lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda, ele deve ter caído na malha fina. 

Desta forma, a orientação é entrar no site da Receita e se a declaração não tiver liberada, será necessário retificá-la. Nesse sentido, a declaração pode ter sido retida pela Receita por conta de erros ou irregularidades em seu preenchimento.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação