Em meio aos pacotes de auxílio econômico já implantados pelos governos e demais medidas a serem colocadas em prática como resposta aos impactos da pandemia de Covid-19 na economia, a previsão é que os mercados passem agora a repercutir as medidas já anunciadas pelas autoridades monetárias e fiscais.

“As políticas monetárias globais fizeram um bom trabalho para aumentar a liquidez e suavizar os efeitos econômicos da pandemia, mas agora, com a flexibilização das quarentenas, é necessária uma ‘checagem da realidade’, porque seus limites estão cada vez mais claros. Por essa razão, as bolsas estão sujeitas a realizações de lucros súbitas e fortes”, avalia Rodrigo Marques de Almeida, CIO do Andbank Brasil.

Em relação ao desempenho das matérias-primas, Rodrigo Almeida aponta uma provável baixa diante da alta de preços observada recentemente, caso das commodities agrícolas.

O CIO do Andbank Brasil destaca ainda que a desvalorização do câmbio pode incentivar o plantio e gerar uma superprodução para um futuro próximo, o que pode contribuir com uma desvalorização das commodities agrícolas.