Antecipação da terceira e quarta parcela do Auxílio Emergencial

0

Os beneficiários do auxílio emergencial inscritos via aplicativo, site e CadÚnico que não recebem o Bolsa Família poderão contar com a antecipação das duas últimas parcelas do benefício este ano.

Assim como ocorreu agora com a segunda parcela do auxílio que teve o calendário antecipado em 17 dias, quando o benefício estava previsto para ser liberado até dia 16 de junho referente ao depósito em conta poupança social digital e que agora será pago para todos os beneficiários até o dia 30, o mesmo pode ocorrer com a 3ª e 4ª parcela.

Segundo informações da própria Caixa Econômica Federal que é responsável pelo pagamento do auxílio emergencial, devido ao perfil de movimentação do auxílio, onde os beneficiários estão optando por utilizar o dinheiro digitalmente, permite que o banco possa antecipar o pagamento das novas parcelas.

Conforme declaração do presidente da Caixa, Rodrigo Guimarães, conforme analise durante o pagamento de cada parcela, se constatado que os beneficiários estão movimentando o dinheiro digitalmente, mais fácil será para a instituição conseguir adiantar as próximas parcelas.

No entanto, para inscritos do Bolsa Família a antecipação não deverá ser valida, isso ocorre, pois, o auxílio emergencial para este grupo está sendo pago no calendário habitual de pagamentos do programa social, ou seja, nos dez últimos dias úteis do mês, o que deve se manter como padrão até o fim dos pagamentos.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Segunda parcela antecipada

O calendário de pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial foi antecipado tanto para depósito em conta poupança social digital, como para saque em dinheiro e transferência bancária.

O calendário de depósito em conta poupança digital previsto para correr entre os dias 16 de maio a 16 de junho foram antecipados e agora todos os beneficiários vão receber a segunda parcela ainda este mês de maio.

Já o calendário de saques também foi antecipado devido à nova atualização do calendário de depósito em conta poupança, logo, os saques que estavam previstos para correr entre os dias 8 de junho a 8 de junho agora serão liberados entre os dias 31 de maio a 17 de junho.

Calendário de depósito em conta poupança social digital

Nascidos emAntigo calendárioNOVO calendário
Janeiro16 de maio16 de maio
Fevereiro19 de maio18 de maio
Março23 de maio19 de maio
Abril26 de maio20 de maio
Maio28 de maio21 de maio
Junho30 de maio22 de maio
Julho02 de junho23 de maio
Agosto06 de junho25 de maio
Setembro09 de junho26 de maio
Outubro11 de junho27 de maio
Novembro13 de junho28 de maio
Dezembro16 de junho30 de maio

Calendário de saques

Nascidos emAntigo calendárioNOVO calendário
Janeiro08 de junho31 de maio
Fevereiro10 de junho01 de junho
Março15 de junho02 de junho
Abril17 de junho04 de junho
Maio18 de junho08 de junho
Junho22 de junho09 de junho
Julho24 de junho10 de junho
Agosto29 de junho11 de junho
Setembro01 de julho14 de junho
Outubro02 de julho15 de junho
Novembro05 de julho16 de junho
Dezembro08 de julho17 de junho

Bolsa Família

Inscritos NISData de pagamento
NIS final 118 de maio
NIS final 219 de maio
NIS final 320 de maio
NIS final 421 de maio
NIS final 524 de maio
NIS final 625 de maio
NIS final 726 de maio
NIS final 827 de maio
NIS final 928 de maio
NIS final 031 de maio

3ª e 4ª parcela

Conforme informações do presidente da Caixa, Rodrigo Guimarães, durante o pagamento de cada parcela, a instituição avaliará o comportamento dos beneficiários, caso a dinâmica de pagamentos permaneça assim como na primeira parcela, onde a movimentação do auxílio se deu digitalmente, o que reduziu as filas nas agências bancárias e lotéricas, será possível antecipar as próximas parcelas do benefício.

Conforme declaração de Guimarães na época de pagamentos da primeira parcela “a partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos ciclos 2, 3 e 4. Será como foi feito agora, onde primeiro publicamos o calendário, vimos como foi a dinâmica do pagamento, percebemos que estávamos indo bem e, aí, antecipamos”.