Após 15 anos de atuação Codim encerra atividades

0

Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (1º/10), foi comunicado o encerramento das atividades do Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado (Codim) – fórum que reunia várias entidades-membros, entre elas, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Haroldo Reginaldo Levy Neto, coordenador do Comitê pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), fez a leitura de um comunicado, apresentando um balanço das atividades do Comitê nos 15 anos de sua atuação.

Criado em abril de 2005, o Codim atuou com o objetivo de discutir e sugerir a utilização das melhores formas de divulgação de informações das companhias abertas para os seus diferentes públicos estratégicos.

A decisão de descontinuidade do Comitê foi tomada em conjunto pelas entidades-membros, em razão da necessidade de redefinição dos propósitos do Codim.

“No total, passaram pelo Codim 83 representantes, indicados por 13 entidades. Em 132 reuniões realizadas em 15 anos, aprovamos 35 informes e emitimos 26 pronunciamentos, além de 55 cartas de orientação às companhias”, relatou Levy.

Ele agradeceu às entidades e aos representantes que fizeram parte das atividades do fórum e afirmou que o mercado de capitais brasileiro evoluiu e atingiu uma nova fase, por isso a função do Codim passou a ser rediscutida a partir de 2019.

Para o presidente do CFC, Zulmir Breda, é importante reconhecer o trabalho realizado pelo Codim em benefício da melhoria da governança e da transparência das informações.

“O aumento da transparência é um dos pilares do CFC e nós seguiremos trabalhando para termos cada vez mais qualidade nas comunicações das informações ao mercado”, disse, acrescentando que o Conselho se sente honrado em ter participado do Codim.

Breda agradeceu aos representantes do CFC no Comitê, Claudio Lino Lippi e Rogério Vieira de Andrade, pelos serviços prestados.

“O Codim cumpriu um papel relevante, nesses 15 anos, agregando boas práticas de comunicação às entidades participantes do mercado de capitais brasileiros”, destacou o presidente.

Para conhecer os pronunciamentos do Codim e saber mais informações sobre as atividades realizadas pelo fórum, acesse o site.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por: Maristela Girotto

Fonte: CFC