Existe uma tentação em nossa era digital de pensar que ideias podem ser desenvolvidas por e-mail ou chat. É lógico que reuniões por Skype com representantes ou fornecedores em lugares distantes são muito mais convenientes, mas a verdade é que nada substitui os encontros cara a cara.

Isso porque a criatividade vem de encontros espontâneos, de conversas aleatórias, de gente que se encontra por caso e um pergunta o que o outro está fazendo, o outro recebe um “uauuu” de resposta e se sente motivado a falar ainda mais do projeto, fazendo aparecer novas ideias…

Oferta Especial!

[useful_banner_manager_banner_rotation banners=13,14 interval=8 width=720 height=240 orderby=rand]

Por isso, se a sua empresa divide demais os departamentos, tente mudar isso. É interessante que pessoas que não costumam interagir normalmente, por conta da natureza do trabalho, possam se esbarrar com frequência e trocar ideias criativas.

O prédio da Pixar, por exemplo, foi todo projetado para que as pessoas saíssem de seus escritórios se encontrando no saguão central. Todas as portas da frente, escadas e corredores também dão no mesmo saguão, inclusive janelas de salas de reuniões.

Moral da história: incentive encontros aos vivo e evite separar demais as áreas. Caso seja completamente impossível criar um local mais aberto, produza cafés de manhã mensais para quebrar o gelo entre seus colaboradores.

Se quiser conhecer mais sobre gestão empresarial, convido você a ler o livro que estou prestes a lançar: 101 dicas de gestão empresarial. Terei prazer em enviar gratuitamente um exemplar da versão eletrônica assim que publicar. Basta se cadastrar no meu site.

Até a próxima!

Claudio Nasajon – https://claudionasajon.com.br/

Comente no Facebook

Comentários