Autenticação de livros contábeis agora vai será de forma automática

0
Designed by @ijeab / freepik

O processo de autenticação de livros no âmbito das juntas comerciais será simplificado, é o que informou o Ministério da Economia, que além de se tornar mais simples o processo será totalmente automatizado.

Os livros contábeis e não contábeis serão processados de forma digital e automática, a novidade também vale para agentes auxiliares do comercio como leiloeiros e tradutores públicos.

De acordo com André Santa Cruz, diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) “a automatização do serviço é mais uma medida em consonância com as ações do governo para a transformação digital dos serviços”.

De acordo com o texto da proposta, a instrução normativa objetiva definir tão somente as atribuições legais que são competência das juntas comercial, em outras palavras a autenticação dos livros.

Ainda segundo o presidente do DREI, a antiga IN nº 11 de 2013, trazia várias disposições sobre lançamentos de demonstrações contábeis, André Santa Cruz ainda complementa que “entendemos que isso não era pertinente, na medida em que para essas situações devem ser observadas disposições específicas da área contábil”.

Participe da consulta pública

A Instrução Normativa que trata da modernização da autenticação dos livros contábeis, abriu na última sexta-feira (27) uma consulta pública. Os interessados em participar da consulta podem acessar a plataforma Participa +Brasil clicando aqui.

Qualquer cidadão que queira participar poderá contribuir até o dia 14 de dezembro, e segundo André Santa Cruz é muito importante a participação dos interessados para conseguir um melhor fluxo das atividades empresariais.