Caixa Econômica antecipa a 2ª parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600

0

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou na segunda-feira (20) que a segunda parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600 que foi criado por causa da pandemia do novo coronavírus será antecipada para pagamento a partir de quinta-feira, 23 de abril.

Anteriormente, estava previsto para ser pago aos trabalhadores informais e os inscritos no Cadastro Único, no dia 27.

Receberão a segunda parcela no dia 23, os nascidos em janeiro e fevereiro. Já no dia 24, será a vez de quem nasceu em março e abril, e assim sucessivamente. Segundo o presidente da Caixa, mesmo quem teve algum problema e recebeu a primeira parcela até o dia 22 de abril, vai receber a segunda parcela a partir do dia 23. Só em duas semanas a Caixa liberou 24 milhões de pagamentos.

Segundo Pedro Guimarães, houve 50 milhões de downloads do aplicativo do Auxílio Emergencial, o que o tornou o aplicativo mais baixado do país, de acordo com o presidente da Caixa.

Dúvidas:

O presidente da Caixa teve que responder perguntas dos jornalistas sobre as dúvidas das pessoas em relação as longas filas nas agências da Caixa. Ele respondeu, dizendo que conhece muitas agências da Caixa, porque as percorreu nos finais de semana do ano passado e também acrescentou que as filas gigantescas que se formam nas agências do banco são para esclarecer dúvidas.

“Esse movimento é de gente que quer tirar dúvidas. O app elas já têm, a gente demonstrou aqui. Foram 50 milhões de downloads”.

Segurança fora do banco

Segundo Guimarães, os seguranças irão para fora do banco, os vigilantes da Caixa, por meio de portaria editada pelo Ministério da Justiça, foram autorizados pela Polícia Federal a trabalhar do lado de fora das agências, auxiliando nas organizações das filas nas agências da Caixa, que estão tendo uma grande movimentação.

O temor do governo é que a procura pelas agências da CEF seja muito grande pois os saques em dinheiro começam no dia 27 de abril. Segundo Guimarães, há 200 agências prioritárias no interior do Norte e Nordeste do país. Também disse que novos atendentes foram contratados pela Caixa.