Caixa recebeu mais de 1 milhão de cadastros para o PIX

0

Na segunda-feira (5), a Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizou o cadastro da Chave PIX para todos os seus clientes. Segundo o banco, até agora mais de 1 milhão de pessoas já se cadastraram pelo App Caixa e pelo Internet Bankink.

Foto: Marcelo Camargo

Você pode se cadastrar para a Chave PIX de segunda a sexta-feira, das 9 horas até às 18 horas (menos nos feriados).

A nova modalidade de pagamento promete agilizar e simplificar a transferência de recursos para contas de terceiros, que será realizada em segundos.

Como se cadastrar

No App Caixa, o cliente irá clicar no ícone “Pix” e em seguida no item “Cadastrar Chave”.
O próximo passo, o cliente deverá optar pelo tipo de chave que deseja cadastrar, podendo vincular o seu registro no Pix ao CPF, número de celular, e-mail ou gerar uma chave aleatória.

Nos passos seguintes, o cadastro será concluído, com a confirmação das informações do usuário.

Chave aleatória

É um conjunto de números, letras e símbolos que vai identificar a conta de destino dos recursos, uma alternativa para os clientes que preferem não compartilhar dados nas transações financeiras.

Novo meio de pagamento:

O PIX é mais um meio de pagamento disponibilizado a todos os brasileiros e que se destaca pela comodidade, simplicidade e economia.

Você terá acesso ao serviço 24 horas por dia, sete dias por semana em todos os dias do ano. O cliente será identificado com apenas uma informação, chamada de chave Pix, e entre os clientes pessoa física, os bancos não poderão cobrar tarifas.

Com a chave Pix, não será mais necessário informar o número de conta e agência. Será possível você usar o CPF, CNPJ, número de telefone ou e-mail do destinatário para realizar uma transferência, que serão vinculado a uma conta corrente ou poupança, em substituição aos dados bancários. Você também poderá usar o QR Code para realizar transações.

Lançamento do PIX:

O Banco Central (BC) informou que a data de lançamento do PIX será no dia 16 de novembro de 2020.

Para quem utilizar o App da Caixa no celular deverá observar o calendário:

● 05 de outubro: Início do processo de registro das chaves PIX;

● 03 de novembro: Início da operação restrita do PIX;

● 16 de novembro: Lançamento do PIX

O meio de pagamento estará disponível no CAIXA Tem e no Internet Banking CAIXA (para uso em PC, notebooks, tablets, entre outras plataformas) até o final do mês de novembro.

A Caixa criou uma página na Internet com todas as informações e dicas para seus clientes entenderem melhor o novo serviço. www.caixa.gov.br/pix.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil