Site icon Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal

Calendário da 2ª parcela do 13º salário do INSS 2021

Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil

Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão começar a receber nos próximos dias a segunda parcela da antecipação do 13º salário. O cronograma que veio a ser antecipado em decorrência da pandemia, já teve o calendário da primeira parcela pago a todos os segurados.

Quem recebe

O 13º salário do INSS é destinado aos segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Os segurados recebem o benefício sempre em duas parcelas.

Já os cidadãos que recebem benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao 13º salário, pois a legislação não permite o pagamento de uma parcela extra, como os demais segurados do INSS.

Valor

Os segurados do INSS precisam se atentar aos valores, pois em alguns casos a segunda parcela do 13º salário pode vir com desconto de Imposto de Renda. Vejamos em quais situações haverá o desconto:

Outro ponto de atenção diz respeito a quantidade de meses que o segurado está recebendo o 13º salário, pois, o benefício pode ser pago proporcionalmente. Vamos ver em quais casos o pagamento será proporcional:

Calendário da segunda parcela

Para quem recebe benefício de um salário
Dígito final2ª parcela
124 de junho
225 de junho
328 de junho
429 de junho
530 de junho
61 de julho
72 de julho
85 de julho
96 de julho
07 de julho
Para quem recebe benefício superior a um salário
Dígito final2ª parcela
1 e 61 de julho
2 e 72 de julho
3 e 84 de julho
4 e 96 de julho
5 e 07 de julho
Sair da versão mobile