Carreira contábil: Seis dicas para quem está começando na área

A cada começo e meio de ano novos contadores estão saindo das faculdades e ingressando no mercado de trabalho. Em meio a situação atual do país conquistar uma boa vaga de trabalho torna-se um trabalho ainda mais desafiante, é preciso tempo e planejamento. Pensando em ajudar você a no começo da sua carreia, o Contador Parceiro separou algumas dicas para você dar início ao seu plano de sucesso.

1. Aproveite o que você aprendeu na faculdade

A primeira coisa é pensar em tudo que aprendemos nos anos de faculdades. Faça uma lista com seus conhecimentos, as habilidades que adquiriu e reflita sobre a área contábil você gostaria de trabalhar. Nesse tempo de estudo acabamos por conhecer diversas opções que podemos seguir dentro do novo campo de estudo, por isso esta lista vai te ajudar a refletir sobre o que foi realmente importante para você e o que deseja para seu futuro profissional.

Não esqueça que as oportunidades mudam conforme o caminho que desejamos seguir, por isso foque no seu objetivo e pense no que você quer para sua carreira. Não esqueça de medir as vantagens e desvantagens da área contábil que você escolher.

2. Conheça o mercado

Já sabe a área que deseja atuar? É hora de pesquisar!

Veja as oportunidades que surgem no mercado de trabalho, o que é esperado e requisitado dos profissionais para cada vaga e as médias salariais. Com isso você vai ter uma boa base do que esperar das vagas que você se aplicar, ou do campo profissional que você vai seguir, caso pense em abrir o próprio negócio.

Neste post falamos um pouco sobre as médias salariais dos contadores no Brasil.

3. Networking

Faça parceria com outros profissionais, amplie sua rede de contados tanto dentro como fora da área contábil, pessoas com atividades complementares a contabilidade também são valiosas. Tente manter um bom relacionamento e assim as oportunidades vão começar a aparecer.

Nesse quesito o marketing pessoal conta muito, saber se apresentar e ter uma imagem positiva perante os profissionais é essencial para sua carreira. O LinkedIn é uma plataforma profissional ótima para fazer esse marketing e aumentar o seu networking.

4. Autoconhecimento

Tanto para quem está começando quanto para quem já está na área há algum tempo, o autoconhecimento é essencial. Saber quais suas principais qualidades e capacidades é algo que ajuda muito no momento de planejar sua carreira. Apostar em nossas melhoras habilidades e confiar no trabalho que desempenhamos é primordial para alcançar o sucesso.

Faça uma lista com tudo que você haja que é capaz e associe ela a seu plano de carreira. E se tiver um tempinho leia um pouco sobre inteligência emocional, ela nos ajuda a observar o nosso comportamento no meio de trabalho e como lidamos com as situações, o que é um ótimo caminho para o autoconhecimento.

5. Sistemas de gestão contábil

São softwares de gestão essenciais para contadores. Eles ajudam a controlar e gerenciar as rotinas dentro dos escritórios. No começo podemos ficar meio perdido no meio de tanta demanda, com esses programas você consegue fazer seu trabalho de forma automatizada e mais ágil. Existem diversos tipos de sistemas disponíveis no mercado, pesquise e veja o que mais encaixa nas suas demandas, assim como o custo x benefício de cada um.

6. Sempre busque conhecimento

Assim como em qualquer área as opções de especializações são muitas. Depois que decidir a área contábil que você deseja e iniciar sua carreira foque em aprender mais sobre ela. Se não tiver condições de pagar pós-graduação ou mestrados não se preocupe, existem muitas bolsas nas instituições privadas, assim como os cursos de faculdades federais.

Se não tiver o tempo para se empenhar nessas especializações procure por cursos na sua área de atuação. Atualmente muitos cursos são on-line e ajudam na profissionalização do contador. Além do mais, a contabilidade está a toda hora mudando, tornando-se mais digital e com obrigatoriedades surgindo a cada momento. É importante se manter por dentro das mudanças do mercado e atualizado nos quesitos fiscais e legislativos.

Prontos para dar início a sua carreira?

O esforço definitivamente não para depois da faculdade, é o momento de focar em você e no que deseja para sua vida profissional. Esperamos que essas dicas ajudem você a se orientar e entrar no mercado de trabalho. Comenta ai se você tem alguma dica que deseja compartilhar com outros profissionais!

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Safeweb