Como aumentar seu score e ter crédito no mercado?

O Cartão de Crédito é um dos itens que o brasileiro mais quer ter

O acúmulo de dívidas leva o brasileiro a ter muita dor de cabeça. Além de receber cobranças via telefone, a obtenção de crédito no mercado, empréstimos e até mesmo de um novo cartão de crédito são limitadas.

Atualmente a utilização do cartão de crédito chegou a representar 46,4% do consumo das famílias no último trimestre de 2020. E o motivo está na praticidade do seu uso e oferece a possibilidade de parcelar compras e uma série de benefícios. 

Entretanto, muitos brasileiros não têm essa chance, pois acabam tendo seus pedidos negados. Um fator em comum entre esses pedidos é o baixo score de crédito estabelecido pelo Serasa. 

Quer saber como aumentar seu score?Vamos dar algumas dicas. Acompanhe.

O que é o Score Serasa?

Em resumo, o Score é a pontuação estabelecida pelas empresas de crédito no Brasil para analisar se o consumidor é um bom ou mau pagador. A definição da pontuação se baseia nos hábitos de compra do consumidor. Se as contas são pagas em dia e se ele possui conta em instituições financeiras.

Assim sendo, o Serasa arrecada os dados de fontes públicas e privadas, como bancos, comércios, concessionárias de energia elétrica e outras instituições, para compreender o perfil do consumidor.

O Serasa comprova se o consumidor pagou todas as dívidas do ano, o que representa um bom pagador. Em contrapartida, se a empresa identifica dívidas em abertas, o consumidor pode estar com nome sujo e se tornar um mau pagador. O Score vai oscilar para cima ou para baixo de acordo com essas informações do consumidor.

Para consultar seu score, basta acessar o site do Serasa.

Como aumentar meu Score?

A seguir, vamos dar algumas dicas para que seu score tenha aumento e, desta forma, obtenha linhas de crédito ou limites de cartão mais altos.

Manter o Score em nível alto – O Score é aquele sistema de pontuação de crédito, que vai de 0 a 1000 pontos. Quanto mais alto, melhor para obter crédito e para a reputação do cidadão.Todas as empresas fazem consultas constantes de sua vida financeira, analisando seu Score. E como fazer para mantê-lo alto? Somente pagando as contas em dia. Não tem mágica.

Se livre das dívidas – Dívidas em aberto são um problema para o seu score. Elas mostram às empresas e bancos que você não honrou um compromisso financeiro, o que diminui a confiança delas em você.  Portanto, para aumentar sua pontuação, é preciso dizer adeus às dívidas. Seja deixando sua dívida em dia, pagando o total dela ou fazendo uma negociação de acordo. 

Atualize seus dados no Serasa – Atualizar os dados cadastrais é uma forma simples de aumentar sua pontuação. Informações desatualizadas podem prejudicar o seu score.  Por isso, quanto mais seus dados estiverem em dia nos birôs de crédito e nas empresas onde quer pedir crédito, mais preciso será seu cálculo de score. Isso inclui nome, endereço, e-mail, telefone, entre outros.

Utilizar o débito automático – Coloque contas de água, luz, telefone e internet para serem pagas automaticamente no dia do vencimento. Isso evita que você esqueça de pagar alguma fatura e ajuda seu histórico financeiro.

Evitar consultas de crédito – Fazer muitas consultas de crédito com o seu CPF pode prejudicar seu score. A empresa para a qual você solicitou o crédito irá verificar seu CPF e isso ficará registrado.  O acúmulo dessas consultas pode significar instabilidade financeira. Mesmo que você precise de crédito no momento, evite fazer consultas demais, isso ajudará você a aumentar o score.

Cortar os gastos supérfluos – Se você está numa situação difícil, avalie todos os seus gastos e corte de uma vez os supérfluos. Corte academia, cursos que são apenas passa-tempo, cancele planos de TV e de celular. Adquira com preços mais em conta. Compre à vista e nada parcelado.Evite liquidações de roupas para não cair em tentação. Cada centavo poupado fará diferença no total.

Controle financeiro –  Uma parte da organização de suas prioridades envolve anotar claramente o estado de suas finanças. Faça planilhas eletrônicas listando todos os gastos a fim de manter o controle financeiro da sua vida.

Essas são dicas simples que vão auxiliar você não somente a ter uma vida financeira melhor, como a possibilidade de obter um cartão de crédito com limite maior.

Comentários estão fechados.