22°C 30°C
São Paulo, SP

Como diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa

Como diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa

02/03/2021 às 02h00 Atualizada em 02/03/2021 às 05h00
Por: Gabriel Dau
Compartilhe:

Você sabe como é possível diminuir a rotatividade de funcionários em uma empresa?

Continua após a publicidade

Muitos profissionais que são responsáveis pelas estratégias de retenção de talentos dentro das organizações sabem que este nem sempre é um trabalho fácil.

Afinal, quando estamos lidando com pessoas, há uma série de fatores que podem motivar a busca por novas oportunidades de trabalho ou simplesmente o pedido de demissão.

Um certo nível de rotatividade de funcionários nas empresas é comum e considerado até saudável para que os negócios possam refrescar suas operações e ideias, já que quando novos profissionais são contratados, é normal que tragam novas bagagens e visões para as atividades.

No entanto, quando uma empresa conta com um alto índice de rotatividade de funcionários, com certeza há alguma coisa errada.

Continua após a publicidade

O alto nível de rotatividade é um dos principais problemas enfrentados dentro das organizações, pois esse movimento constante de entrada e saída de profissionais gera gastos desnecessários para a empresa e pode até mesmo causar entraves para o andamento do trabalho. 

No longo prazo, um alto nível de rotatividade de funcionários pode até mesmo resultar na desorganização das equipes e no cancelamento de projetos, pois é muito provável que as informações necessárias para que o fluxo de tarefas seja mantido sejam perdidas ou nem mesmo repassadas entre os trabalhadores.

Além disso, o mercado de trabalho brasileiro vem passando por muitas mudanças nos últimos anos, principalmente no que diz respeito às oportunidades e novas condições de trabalho e remuneração.

Muitos profissionais buscam outros benefícios além daqueles tradicionalmente oferecidos pelas empresas (como é o caso do vale-transporte e do vale-refeição, por exemplo).

Continua após a publicidade

Os trabalhadores querem ter condições de trabalho que possam ser conciliadas com a vida pessoal de forma tranquila e valorizam empresas que oferecem planos de carreira e ambientes de trabalho harmoniosos.

Muitos especialistas apontam, inclusive, que são poucos os profissionais que ficarão na mesma empresa por muitos e muitos anos.

Por conta desses e de outros vários fatores que podem impactar na rotatividade de funcionários, as empresas devem, mais do que nunca, avaliar o índice de rotatividade interna e planejar estratégias para engajar e reter os colaboradores.

Mas por onde começar essa avaliação? Como entender as diferentes necessidades e motivações de cada colaborador? Como traçar um plano de ação para diminuir a rotatividade de funcionários na empresa?

Essas e outras questões serão discutidas ao longo deste artigo, que foi preparado especialmente para os gestores que estão em busca de dicas e direções para diminuir a rotatividade interna da empresa.

Quer saber mais? Então continue com a leitura!

Qual o conceito de rotatividade?

A rotatividade acontece quando um colaborador é desligado da empresa e outro profissional entra em seu lugar para suprir a carência de mão de obra. 

A saída do colaborador não precisa necessariamente se dar por um pedido de demissão, mas também por aposentadoria, demissão com ou sem justa causa, remanejamento do funcionário dentro da empresa, entre outras formas de desligamento do cargo que o trabalhador ocupava antes.

Tal rotatividade também é conhecida como índice de turnover, e é uma métrica de extrema importância para toda a empresa.

Resumidamente, a rotatividade nada mais é do que o fluxo de contratações e desligamentos de pessoas em uma empresa.

O que pode motivar o aumento do índice de turnover?

Há uma série de fatores que podem impactar a empresa negativamente e culminar no aumento da rotatividade de funcionários.

Entender tais fatores e traçar estratégias para evitá-los dentro da organização pode representar a manutenção de baixos índices de turnover.

Nesta seção vamos dar alguns exemplos do que pode motivar um aumento da rotatividade interna.

  • Remuneração inferior à média do mercado: um profissional que recebe um salário mensal cujo valor é menor do que a média praticada pelo restante do mercado pode se sentir desmotivado, e há grandes chances de que este colaborador busque novas oportunidades de trabalho em outra empresa.
  • Benefícios incompatíveis com as necessidades: além do salário recebido pelos trabalhadores, é importante que a empresa ofereça benefícios trabalhistas compatíveis com as necessidades de seus colaboradores. Afinal, insumos como vale alimentaçãovale transporte, planos de saúde, previdência privada, seguro de vida, etc, são benefícios muito importantes e atrativos para os profissionais.
  • Falta de investimento nos colaboradores: não apenas os benefícios trabalhistas, mas todas as formas de investimento no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores são formas de reter talentos em uma empresa. Quando os profissionais sentem que a organização não se preocupa com seu capital humano, a tendência é que as equipes fiquem desmotivadas e busquem novos ambientes nos quais sejam valorizados.
  • Falta de reconhecimento: como dissemos anteriormente, muitos trabalhadores desejam ser reconhecidos por seu trabalho e há várias maneiras de fazer isso. Se os trabalhadores sentem que seus esforços não estão sendo reconhecidos, provavelmente ficarão frustrados e isso pode motivar a busca por outras oportunidades de trabalho e de valorização profissional.
  • Problemas com o ambiente de trabalho: é normal que existam certas diferenças entre colegas de trabalho, afinal, cada um tem seu próprio perfil comportamental. No entanto, tais diferenças podem se tornar desavenças quando o respeito não é praticado entre os trabalhadores, o que causa brigas e tensões no ambiente de trabalho. O mesmo pode acontecer em relação às lideranças da empresa, que podem alimentar um clima de tensão entre os times. Quando isso acontece com frequência, é muito comum que a rotatividade de funcionários aumente, pois poucos aguentam ambientes de trabalho hostis.
  • Poucas oportunidades de crescimento: quando os profissionais sentem que estão estagnados na carreira e que a empresa oferece poucas oportunidades de crescimento profissional, a tendência é que os desligamentos aumentem, pois os trabalhadores têm o desejo de se desenvolver profissionalmente e crescer no mercado de trabalho.

Como a rotatividade de funcionários prejudica as empresas?

Falamos anteriormente que a rotatividade de funcionários, em si, não é o problema central.

O grande problema é quando essa rotatividade é muito grande na empresa, pois a entrada e saída de funcionários a todo instante começa a causar dificuldades para o negócio.

Entre os principais problemas que um alto índice de rotatividade de funcionários pode causar, estão:

Aumento de gastos

Quando um colaborador é desligado da empresa, há uma série de verbas rescisórias que devem ser pagas pela organização, como é o caso do saldo de salário referente aos dias trabalhados, o aviso prévio (trabalhado ou indenizado), o saldo de férias ou férias vencidas (acrescidas de ⅓ do valor), 13° salário proporcional, entre outras contas referentes à saída do profissional.

Somente essas verbas podem representar um grande custo com o qual a empresa precisará arcar para assegurar os direitos do trabalhador, sem mencionar todos os gastos que serão feitos para o processo de seleção e recrutamento que deverá ser realizado para repor o trabalhador.

Quando feitos uma vez ou outra, tais gastos podem ser alocados nos orçamentos da empresa e muitas vezes já são até esperados ao longo do ano.

Mas caso esse tipo de situação seja recorrente, a organização pode se ver rodeada de despesas que poderiam ser evitadas.

Queda na produtividade

Quando um trabalhador deixa a empresa, é necessário que suas atividades sejam assumidas por outro profissional.

Isso pode acontecer através da contratação de um novo colaborador ou da distribuição de tarefas entre os membros da equipe que restaram na empresa.

Designed by @drobotdean / Freepik
Designed by @drobotdean / Freepik

De qualquer forma, a empresa passará por um período de queda de produtividade: se um novo colaborador assumir as tarefas, precisará de um tempo até se adaptar ao novo trabalho e isso pode significar que, durante esse período, o novo colaborador não estará tão qualificado para a função quanto aquele que saiu da empresa. 

Ao mesmo tempo, se as tarefas forem remanejadas entre o restante da equipe, há a possibilidade de que os colaboradores fiquem sobrecarregados com a nova demanda sendo adicionada às rotinas, o que tende a causar mais cansaço e diminuir a produtividade.

Ambos cenários podem representar um prejuízo nas atividades e resultados da empresa como um todo.

Prejuízos para a imagem da empresa

Não demora muito para que altas taxas de rotatividade de funcionários de uma empresa sejam conhecidas no mercado de trabalho, pois quanto maior o fluxo de entradas e saídas, maiores as chances de que esse movimento seja notado por outras organizações e pelos próprios profissionais.

Isso é muito prejudicial à imagem da empresa, pois muitos podem pensar que há problemas internos relacionados à lideranças, oportunidades de crescimento, cultura organizacional, ambiente de trabalho e até mesmo desempenho dos negócios.

Todos esses fatores podem impactar severamente na credibilidade da empresa frente ao mercado de trabalho e aos clientes.

Perda de conhecimento interno

Com um alto fluxo de rotatividade de funcionários, há uma tendência de que parte do capital intelectual da empresa seja perdido ao longo do tempo. 

Afinal, se a empresa conta com um grupo de profissionais talentosos e que foram aprimorados em suas tarefas, a saída destes colaboradores representa, sem dúvidas, uma perda dos conhecimentos que já eram “inerentes” ao trabalho realizado.

Essa perda, consequentemente, resulta na perda financeira com o pagamento de verbas de rescisão e na necessidade de realizar novos processos seletivos, o que forma um sistema de prejuízos à empresa que se retroalimenta.

E como é possível diminuir a rotatividade de funcionários?

Cada empresa deve avaliar sua situação interna para traçar estratégias de retenção de talentos, pois cada negócio e cada organograma permite uma abordagem diferente.

Nesta seção, contudo, vamos te dar algumas dicas sobre o que pode ser feito para identificar as causas da rotatividade e diminuir o turnover.

Aposte em pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo pode ser identificar os problemas que geram a rotatividade.

Pesquisas de clima organizacional podem ser grandes aliadas nessa investigação, pois permitem que os níveis de satisfação em relação à diversos cenários da empresa sejam identificados.

Por exemplo, a pesquisa pode contar com perguntas sobre as lideranças da empresa, sobre os benefícios corporativos, sobre os fluxos de trabalho, sobre as relações entre as equipes e muito mais.

Quanto mais frentes da relação entre o funcionário e a empresa forem cobertas pela pesquisa, maiores as chances de identificar a fonte dos problemas.

Ter um canal de comunicação transparente, honesto e anônimo com os funcionários pode resultar na coleta de informações valiosas para a criação de estratégias que evitam a rotatividade de funcionários.

Invista em treinamentos

Uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento constante de seus funcionários tende a ter profissionais mais preparados e mais engajados com o trabalho.

Investir em treinamentos para funcionários é uma ótima maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o crescimento dos profissionais e, ao mesmo tempo, garante que os trabalhadores estarão sempre capacitados e atualizados.

Fazer pesquisas para identificar as áreas de interesse dos colaboradores é uma ótima forma de entender as melhores oportunidades de treinamento e desenvolvimento que podem ser oferecidas.

Além disso, quando a empresa desenvolve uma cultura de educação, a tendência é que todos colaboradores que são contratados já sejam inseridos numa realidade de aprendizagem comum a todos, o que facilita a integração com as novas tarefas e com a própria equipe.

Realize processos seletivos meticulosos

É importante que todo o processo de seleção e recrutamento seja feito com cuidado para evitar a contratação de profissionais que não correspondem com as necessidades da empresa naquele momento.

Avaliar se o candidato se encaixa tanto nas exigências da vaga, quanto na cultura organizacional é fundamental para evitar um possível turnover.

Aposte em soluções de gestão pessoal atuais

Há uma série de soluções voltadas para o Departamento Pessoal que facilitam a implementação de rotinas que evitam aumentos repentinos nos índices de rotatividade de funcionários.

Muitas empresas contam com sistemas de pesquisas de satisfação que são feitas de forma totalmente anônima, garantindo a privacidade e incentivando a honestidade dos colaboradores no momento de pesquisas de clima, por exemplo.

Outras, já contam com soluções de mapeamento de perfis comportamentais que permitem que os recrutadores avaliem se um candidato tem as competências psicossociais esperadas para a vaga.

Mais do que ferramentas voltadas para reduzir a rotatividade, as empresas também podem contar com soluções que acompanham a rotina de seus colaboradores de forma automática, como é o caso da mywork.

O sistema de controle de ponto online da mywork permite que os gestores de uma empresa tenham informações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real, além de permitir o acompanhamento de faltas, licenças, adicionais e muito mais!

Esse sistema pode ajudar os gestores a identificar comportamentos e situações que podem resultar em um desligamento no futuro. 

Por exemplo, se um funcionário apresenta muitas faltas, é possível que algo esteja errado em sua rotina de trabalho ou pessoal.

Essa informação permite que os gestores possam abordar o colaborador e entender o que está acontecendo, o que pode representar uma melhoria nas condições de trabalho.

Você pode testar a solução de controle de ponto online da mywork em sua empresa de forma gratuita durante 15 dias. Basta clicar aqui e se cadastrar!

Por: Beatriz Candido Di Paolo

Fonte: My Work

Imagem: My Work

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aquie entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

24° Sensação
2.57km/h Vento
90% Umidade
93% (15.01mm) Chance de chuva
06h09 Nascer do sol
06h19 Pôr do sol
Qua 31° 21°
Qui 33° 20°
Sex 20° 17°
Sáb 19° 17°
Dom ° °
Atualizado às 23h07
Economia
Dólar
R$ 5,03 +0,02%
Euro
R$ 5,47 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,05%
Bitcoin
R$ 351,610,06 -2,46%
Ibovespa
126,954,18 pts 0.17%