Como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês

0

Todas as pessoas em algum momento da vida se veem na busca por um emprego, seja para um primeiro emprego ou ainda na busca de uma nova oportunidade de trabalho. E quando você recebe o convite para participar de uma entrevista e se pega imaginando quais serão as perguntas, bem como suas respostas e reações, bom, saiba que você está no caminho certo!

Uma atitude extremamente saudável a ser tomada no momento em que você recebe um convite para uma entrevista é se imaginar sendo entrevistado, para que você consiga formular respostas assertivas e objetivas sem esquecer de informações essenciais que por muitas situações da sua vida você pensa “eu deveria ter dito isso”.

Imaginando essa situação, e quando a entrevista é em inglês? Você já se perguntou como você deveria se comportar, como controlar seu nervosismo para não pecar na hora da comunicação e ainda conseguir transmitir segurança nas suas respostas?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e perguntas que são muito importantes em uma entrevista de emprego onde o inglês é fundamental para demonstrar sua competência, bem como para que você se prepare e consiga mostrar todo o potencial que você tem.

Vícios da linguagem

A primeira dica para você se atentar em uma entrevista onde a conversação é extremamente importante é se preocupar com os erros e repetição de palavras. Existem muitas palavras que acabam parecendo “muletas”, como por exemplo: you know, then, right, so… com a repetição excessiva dessas palavras durante a entrevista, o entrevistador pode acabar tendo a impressão de que você não possui domínio sobre o assunto.

Uma dica muito útil para se prevenir deste problema é gravar algumas de suas falas de forma espontâneas e depois escutá-las. Quando você escuta o que está dizendo você consegue perceber diversos vícios de linguagem ou ainda erros de pronúncia.

Outro dica importante para se preparar para a entrevista é consumir muito conteúdo em inglês, se manter bem informado, além de te ajudar a preservar o idioma, deixando-o afiado, ainda mostrará que você é super bem informado com assuntos mais recentes em todo o mundo.

Perguntas e respostas

Uma outra maneira para se preparar é ter uma noção sobre o que costumeiramente é perguntando em uma entrevista de emprego. Lembre-se, apesar de muitas perguntas serem feitas de forma diferente, o objetivo e as respostas costumam ser bem parecidas.

Tell me about yourself

(Fale-me sobre você)

Apesar de não ser necessariamente uma pergunta, com certeza é uma das mais comuns que podem pedir para você apresentar. Muitas pessoas se sentem inseguras para falar sobre si mesmas, imagina falar sobre você em outro idioma, mesmo que você tenha fluência, o nervosismo pode atrapalhar além da sua resposta, a sua comunicação.

A dica mais importante para esta pergunta é ser direto. Não é necessário que você dê longas respostas ou ainda adicione informações que já são de conhecimento do entrevistador. Uma sugestão é escrever uma pequena apresentação sobre você em inglês para que você consiga se sair bem.

Lembre-se, não é a “decoreba” que vai fazer você se sair bem nessa pergunta, mas sim a segurança e facilidade de falar sobre você e suas competências.

What are you main strenghts?

(Quais são as suas principais qualidades?)

Você sabe quais são as suas principais qualidades? Falar sobre suas qualidades e defeitos é extremamente comum em uma entrevista de emprego, no entanto, você está pronto para falar sobre suas principais qualidades?

Normalmente as empresas pedem para que o entrevistado apresente ao menos três qualidades durante a entrevista. No momento em que você for apresentar suas qualidades lembre-se sempre destes pontos:

1.   Organização

2.   Flexibilidade

3.   Sinceridade

4.   Criatividade

5.   Proatividade

6.   Pontualidade

7.   Lealdade

What do you know about our company?

(O que você sabe sobre a nossa empresa?)

Conhecer a empresa a qual você está sendo entrevistado é o mínimo que se deve fazer, pois é fundamental chegar preparado, com informações importantes sobre o local que deseja trabalhar. lembra que não é preciso ter conhecimento geral sobre todos os setores da empresa, mas é muito interessante que você saiba quais são os possíveis produtos, reputação e filosofia da empresa

Ter algumas respostas como essas na ponta da língua é possível evitar constrangimentos como “não sei muito, mas vou adorar saber mais sobre a empresa”, o que acredite, é muito mais comum do que se imagina.

How do you intend to contribute to our company?

(Como você pretende contribuir com nossa empresa?)

Essa pergunta é clássica entre os entrevistadores e a partir daqui muitas pessoas começam a se perder nas respostas. Os entrevistadores não querem ouvir de você como você chegou a ter determinada capacitação, eles querem que você diga quais são os seus pontos fortes e como você se destaca para a vaga que almeja. 

Designed by @ijeab / freepik
Designed by @ijeab / freepik

Se possível dê exemplos de situações que demonstram esses pontos ou ainda situações que com os seus pontos fortes você resolveu problemas semelhantes aos que a empresa encontra.

Why should we hire you?

(Por que nós devemos te contratar?)

Para que você consiga responder essa pergunta, sua resposta precisa se encaixar no que a empresa está procurando para a vaga. Outro ponto que pode te ajudar com essa pergunta é apontar uma qualidade que acredite ser o seu diferencial. Lembre-se, nada de querer se mostrar bom demais, o entrevistador quer conhecer suas qualidades para a posição então mantenha a calma e postura.

Tell me about your educational background

(Me fale da sua formação acadêmica)

Aqui você precisa contar sobre sua jornada até chegar às suas competências e ao interesse na vaga. Conte mais sobre sua formação, as experiências em trabalhos anteriores, os cursos que você fez, além de outras experiências que podem acrescentar na sua jornada profissional.

O diálogo é primordial para uma boa entrevista, além de suas competências e suas experiências para determinada vaga, saber como iniciar e terminar o diálogo, principalmente em uma entrevista de emprego pode ser o ponto chave para que você conquiste a tão almejada vaga.

Se você quer entender alguns pontos em que você precisa ter atenção no momento da entrevista de emprego, veja as dicas a seguir.

Como iniciar um diálogo em inglês

Para que você comece uma entrevista em inglês de forma educada não se esqueça das principais saudações e pronomes de tratamento formais e informais. Logo, você será capaz de se comunicar com o entrevistador passando mais segurança e cordialidade na entrevista.

Inicialmente você deve se comunicar de maneira formal, apesar de clichê use sempre o “good morning” ou a saudação apropriada para o turno em questão. Além de sempre se referir ao entrevistador com o devido pronome de tratamento formal como (Mr., Mrs., Miss., Sir.).

A importância das preposições

Para que você consiga dialogar sobre sua vida, bem como onde estudou, realizou cursos e adquiriu experiência é importante se atentar ao uso das preposições. No geral, algumas regras irão te nortear, confira:

·         A preposição “IN” deve ser utilizada para dizer que o sujeito da frase está de alguma forma inserida dentro do objeto. É a preposição que menos específica o lugar, o tempo ou ainda a circunstância do verbo.

·         A preposição “ON” deve ser utilizada para dizer que o sujeito da frase está encostado no objeto. Dá mais especificidade do que a preposição “IN”

·         A preposição “AT” a mesma deve ser utilizada para informar que o sujeito da frase está exatamente no objeto. É a que dá mais especificidade entre as preposições.

Tão importante quanto iniciar um diálogo é saber como finalizá-lo. Muitas pessoas conseguem conduzir bem uma entrevista de emprego, mas se perdem no momento de finalizá-la. É importante saber concluir todo o diálogo de forma educada e simpática.

Nunca esqueça de agradecer a oportunidade de estar concorrendo a vaga ao qual você é candidato. E de agradecer corretamente, no caso de dúvidas sempre opte por usar:

·         Good bye – é a despedida mais comum utilizada

·         Bye – uma despedida mais sucinta, mas semelhante a anterior

·         It was nice seeing you – utilizado para dizer que foi bom estar com aquela pessoa

·         See you on [day/date][time] – deve dizer quando já houver um próximo encontro marcado

·         Have a good/nice/great day – deve utilizar quando você está desejando um bom dia

·         Have a nice weekend – utilize quando estiver desejando um bom final de semana