19°C 30°C
Uberlândia, MG

Comunicação de Causas: Nova moda ou agente de transformação da realidade?

Comunicação de Causas: Nova moda ou agente de transformação da realidade?

16/12/2021 às 14h45 Atualizada em 16/12/2021 às 17h45
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:

Uma das tendências mais marcantes da nova economia - que nasce alicerçada não apenas sob o lucro financeiro, mas sobretudo nos impactos que as organizações podem causar na sociedade e no meio ambiente - são as empresas alinhadas a causas.

Continua após a publicidade

Neste sentido, adotar uma ou mais causas exige um movimento de diálogo com a sociedade  - que é efetivamente onde as causas surgem e para as quais são voltadas - identificando quais delas refletem o propósito da organização.

Isso tudo faz ainda mais sentido quando entendemos que o mundo tem convivido, nos últimos tempos, com os efeitos de uma pandemia e trabalhado para, de alguma forma, materializar a Agenda 2030, uma ambiciosa iniciativa global que estabelece 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que deverão ser implementados até 2030.

Assim, as empresas têm o papel crucial de avançar na concretização desses esforços e impedir retrocessos que, inclusive, colocam em xeque a sobrevivência da própria humanidade.

No entanto, não basta também pensar nos impactos sem levar em conta a comunicação por trás deles. Um processo efetivo de comunicação garante o diálogo, o engajamento e o compartilhamento de boas práticas, entre outros resultados. É aí que entram as ferramentas de comunicação de causas, que podem ajudar a tornar o compromisso e as ações mais estratégicas e sustentáveis.

Continua após a publicidade

O grande desafio é, portanto, agregar causa, propósito, sustentabilidade e comunicação para que cada passo esteja amarrado e faça sentido para todos os envolvidos.

A ideia de que a sociedade atual experimenta um momento de falta de ordem e “decadência moral generalizada” em diversos âmbitos e setores da sociedade – desde o familiar até o público e também em escolas e na política – foi uma das principais descobertas da pesquisa O Conservadorismo e as Questões Sociais, realizada pela Fundação Tide Setubal, em parceria com o Plano CDE.

Alguns achados deste estudo dão conta de que a comunicação foi identificada como um dos principais desafios e dores no ecossistema de impacto social, que desconhece e tem dificuldade de dialogar com seus stakeholders.

A Comunicação de Causas pode ser definida, assim, como o trabalho de colocar um tema na agenda da sociedade, mobilizar os convertidos, conquistar os indiferentes e influenciar os tomadores de decisão com o objetivo de mudar a realidade social, cultural, econômica e ambiental por meio da sensibilização do público e de mudanças nas políticas públicas. Na prática, é usar diferentes estratégias da comunicação para gerar mudanças positivas na sociedade.

Continua após a publicidade

Nosso papel como especialistas em Comunicação de Causas é dar destaque para um tema, fazer com que a sociedade enxergue problemas sociais ou soluções que têm pouca visibilidade e oferecer informação especializada para qualificar o debate público. Com mais pessoas discutindo aquele determinado assunto, há mais chances de gerar mobilização, tanto de cidadãos quanto dos formuladores de políticas públicas.

No final das contas, o que se vem percebendo é que o público está cada vez mais amadurecido para enxergar incoerências no discurso e na prática das organizações. Preservar sempre a verdade, considerando os valores éticos; inspirar mais pessoas com histórias efetivamente inspiradoras; ter coragem para falar sobre assuntos desconfortáveis, lançando luz sobre problemas sociais que são “invisibilizados”; e ajudar a combater injustiças e preconceitos são alguns caminhos possíveis. Tudo isso atrelado à inclusão, isto é, à necessidade de falar diretamente com as pessoas, usando linguagens didáticas e mesclando diferentes formatos de conteúdos (como textos, fotos, vídeos, gráficos, entre outros) e à educação, que estabelece um papel pedagógico com o público por meio de ferramentas, conteúdos e fontes, que geram reflexão e oferecem subsídios para debates mais qualificados.

Por Flávio Resende, Jornalista, diretor da Proativa Comunicação e especialista em Comunicação de Causas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
23°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

23° Sensação
2.57km/h Vento
64% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h26 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sáb 29° 19°
Dom 30° 19°
Seg 31° 21°
Ter 30° 18°
Qua 30° 18°
Atualizado às 01h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 0,00%
Euro
R$ 5,54 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,10%
Bitcoin
R$ 351,799,78 -1,05%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade