Começou às 10 horas de hoje, de julho, as inscrições do concurso da Aeronáutica com 180 vagas para o exame de admissão ao curso preparatório de cadetes do ar do ano de 2021.

Estava suspenso temporariamente desde março o processo seletivo por causa da pandemia do novo coronavírus, mas a FAB (Força Aérea Brasileira) resolveu retomar esta semana.
O edital destina 160 vagas para candidatos do sexo masculino e 20 vagas para o sexo feminino. A exigência para o concurso é que o candidato tenha concluido o ensino fundamental e não ter menos de 14 anos e nem ter completado 19 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

As inscrições vão até 21 de julho, somente pela Internet, através dos sites do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br).

A taxa de inscrição está no valor de R$ 60,00, e deve ser efetuado até a data limite do prazo. Atenção: Ao pagar o boleto, o candidato deverá observar o horário de funcionamento do banco. O boleto poderá ser impresso pelo candidato.

As Provas

Estão agendadas para o dia 18 de outubro, as provas escritas que serão compostas por questões de múltipla escolha.

As disciplinas são: de língua portuguesa, matemática e língua inglesa, também o candidato terá que fazer uma redação.

As cidades onde ocorrerão as provas:

Belém/PA, Barbacena/MG, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG , São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Canoas/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.

Próximas etapas

Os candidatos vão passar por uma inspeção médica que irá incluir: exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental.

Curso Preparatório

Ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar – CPCAR (Barbacena – MG), que irá preparar os jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

A duração será de três anos, com o regime de internato, e equivale ao Ensino Médio regular do Sistema de Ensino. Abrange instruções nos Campos Geral e Militar. As disciplinas são as mesmas do Ensino Médio Regular.

Durante o curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e terá direito à remuneração que está fixada na legislação específica, contarão também com alimentação, alojamento, fardas, assistência médica e hospitalar e dentária, exclusivo para o aluno.

Conclusão

Se o aluno concluir com um bom aproveitamento o CPCAR, terá direito aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR.

Os alunos que forem considerados “aptos” na inspeção de saúde e também no teste de avaliação do condicionamento físico poderão concorrer ao número de vagas que estão previstos para matrícula primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) que pertence a Academia da Força Aérea (AFA). Sendo que os alunos deverão seguir os critérios estabelecidos em instruções da Aeronáutica que estiver vigorando na época da conclusão do CPCAR.

Fique atendo:

  • as inscrições irão até 21 de julho de 2020
  • 180 vagas, 160 para homens e 20 para as mulheres
  • taxa de inscrição R$ 60,00
  • Cargo a ser ocupado: Cadetes do Ar
  • Áreas que irão atuar: Forças Armadas
  • Escolaridade: Ensino Fundamental
  • Organizadora: Aeronáutica

As vagas são para para os seguintes estados: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

As provas acontecerão no dia 18 de outubro de 2020
A Divulgação do gabarito: 20 de outubro de 2020