Confira dicas para não cair nos golpes da Black Friday

0

Todos os anos os consumidores aguardam a Black Friday para economizar dinheiro com os descontos do comércio.

Com a pandemia e menos visitas às lojas presenciais, a próxima edição deste evento global no dia 27 de novembro será marcada pelas compras online e, consequentemente, o aumento do número de problemas de cibersegurança – os famosos golpes.

Durante o período de isolamento social, observamos o número de ataques cibernéticos explodir e, infelizmente, isso deve se repetir durante a semana de promoções.

Contudo, com o orçamento mais apertado, o consumidor não pode perder a chance de pagar mais barato.

Por isso, o objetivo não é desencorajar as compras, mas, conscientizar sobre boas práticas para que essa oportunidade não traga prejuízos ao invés de economia. Pensando em segurança, listamos abaixo os principais golpes e como fazer para se proteger:

Phishing

Este é um golpe muito comum que não utiliza nenhuma engenharia avançada, apenas a falta de atenção do usuário.

Grande parte das vezes, o consumidor é transferido para um site falso ou clonado através de um link que pode ser enviado pelo whatsapp, mídias sociais, SMS, e, principalmente, por e-mail.

O usuário não se dá conta que está em um endereço clonado de loja famosa ou instituição financeira e acaba informado seus dados pessoais e de cartão de crédito.

Com algumas medidas simples de proteção é possível evitar dores de cabeça: se não estiver comprando de lojas conhecidas, verifique a reputação nas mídias sociais, Google e Reclame Aqui.

golpe boleto

Não abra links desconhecidos e sempre observe se o endereço do site está correto e condiz com a empresa que você pensa em acessar – muitas vezes o criminoso usa endereços de domínio e subdomínios parecidos para confundir, às vezes o que muda é uma letra ou o final do link (.com/.br).

Outro cuidado importante e precioso nesta época é a atenção redobrada com falsos cupons de desconto e redirecionamento para sites suspeitos a partir destes links. Antes de preencher ou pagar, confira sempre o endereço do site no navegador e, na dúvida, feche a página e abra você diretamente do seu navegador. 

Site Falso

Muitos sites aparecem na Internet com grandes promoções em especial na Black Friday. São e-commerces muitas vezes bem estruturados, inclusive com certificado de segurança, porém o único objetivo destes criminosos é de receber o pagamento e não entregar o produto prometido.

O cliente, atraído pelo grande desconto e facilidade de parcelamento, acaba preenchendo os dados, realizando o pagamento sendo por boleto, cartão ou qualquer outro meio, porém, a mercadoria nunca chega.

Pesquise sobre a loja que está comprando, veja se tem boa reputação nas redes sociais, nos comentários, ou em sites de defesa do consumidor.

De maneira geral, na dúvida, desconfie de descontos astronômicos e sempre pesquise em outros sites de ofertas para se assegurar que está fazendo bom negócio.

Importante ressaltar que, caso seja vítima de algum golpe, procure imediatamente uma delegacia e ligue imediatamente para sua instituição bancária.

Com atenção e responsabilidade, a Black Friday pode ser a oportunidade de garantir grandes descontos e ótimas experiências.

Por Juliano Carneiro e André Emídio, sócios do RevoBank