16°C 28°C
Uberlândia, MG

Conhecer seu cliente em real-time é o caminho certo para melhores vendas

Conhecer seu cliente em real-time é o caminho certo para melhores vendas

04/07/2023 às 10h59 Atualizada em 04/07/2023 às 13h59
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Imagem: federcap /freepik
Imagem: federcap /freepik

A omnicanalidade é um dos assuntos do momento no mercado de consumo. Se os consumidores estão em todos os ambientes ao mesmo tempo, as lojas também precisam estar. 

Continua após a publicidade

Pense em um shopping movimentado, por exemplo, com clientes circulando pelas lojas, vendo vitrines ou entrando para experimentar produtos e conferir mais de perto objetos de interesse, porém, sem desviar a atenção do telefone por um único minuto. O interesse de compra pode ser motivado por uma necessidade, por inspiração ou apenas por desejo. A referência de um modelo de tênis ou peça de roupa acessível que o influenciador publicou impulsiona a busca por aquele item específico ou outros semelhantes. Por vezes, a ansiedade de pegar o produto nas próprias mãos, observar detalhes e sentir a textura leva o potencial comprador à loja física. Mas o site da mesma loja, que disponibiliza uma vitrine infinita de produtos, está a um clique e 24/7.

Leia também: CRM Não É Mais Um Diferencial, Mas Sim A Chave Para Fidelizar Os Clientes

Neste caso específico, a marca ganha a credibilidade do cliente de um jeito ou de outro. Mas como fazer para ir além do clique esporádico? Como cativá-lo, criar e manter uma relação? Fazer com que ele a defenda nas mídias sociais? A resposta para essas perguntas é o ouro do século 21. 

A construção deste relacionamento com o consumidor vem pelo conhecimento de quem ele é, individualmente. O que ele gosta, quais traços deixa na internet. Marcas que sabem ler esses dados - com todo o respeito à privacidade do usuário exigida por lei - têm mais chance de se conectar com ele, oferecendo os produtos certos, na hora certa, no canal mais adequado, criando uma jornada personalizada 1:1.

Continua após a publicidade

Leia também: Dicas Valiosas: Como Criar Um Cliente Fidelizado

Imagem: diloka107 / freepik

Voltando ao cenário do shopping, imagine quão especial o funcionário de uma loja pode fazer o cliente se sentir apenas por tratá-lo diretamente pelo nome e dizer “Oi, como você está? Olha, sabemos que você gosta de calça jeans nesse estilo aqui. Que tal conferir a novidade que chegou? Já separei um modelo no seu tamanho padrão, mas se ficar mais confortável podemos buscar outros números”. 

Sabe como isso é possível? Com uma solução  CDP (Customer Data Platform) é possível orquestrar e coletar de diferentes fontes, canais ou dispositivos, dados estratégicos dos clientes e traçar um perfil único, sendo verdadeiramente omnichannel. Dessa maneira, o vendedor insere no seu sistema o CPF do consumidor, por exemplo e, encontra nome, tamanho, últimas compras e o programa pode indicar quais produtos a loja tem à disposição naquele momento que se adequam à descrição. 

Extremamente simples hoje em dia, então por que ainda não disseminamos essa técnica? O mundo phygital já é realidade, principalmente no comércio. As marcas que quiserem se destacar e conquistar um lugar no pódio do relacionamento precisam se abrir para ontem no aspecto do real-time e garimpar esse ouro dos dados. A coleta e análise já está disponível por soluções Adobe. E, como nossos gurus dizem, o ideal é que todas as ferramentas sejam integradas, porque quanto mais híbrido, menos real-time. 

Continua após a publicidade

Para nós, da WEBJUMP, é um orgulho fazer parte desse movimento e levar todas as empresas à transformação digital. Acreditamos em um mercado cada vez mais tecnológico, eficiente e inteligente. Com compradores satisfeitos e empreendedores visionários. É em busca deste momento que saímos de casa todos os dias. 

Co-fundador da WEBJUMP e Chief Commercial Officer (CCO) desde então, Erick Melo é responsável por grandes contas e atuação na estratégia comercial da WEBJUMP. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
16°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

16° Sensação
2.52km/h Vento
79% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h31 Nascer do sol
05h48 Pôr do sol
Sáb 28° 17°
Dom 30° 17°
Seg 31° 18°
Ter 31° 18°
Qua 31° 18°
Atualizado às 07h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,06%
Euro
R$ 5,54 -0,06%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,42%
Bitcoin
R$ 343,076,29 +0,59%
Ibovespa
128,188,34 pts -1%
Publicidade
Publicidade