Contabilidade Digital: O que é e quais os principais benefícios

0
Designed by @lovelyday12 / freepik

Com o avanço cada vez maior dos meios tecnológicos, quase todos os ramos profissionais sentiram a necessidade de adaptar-se à nova realidade.

Portanto, o contador deve estar por dentro das principais tendências da contabilidade digital.

Todas essas mudanças inevitavelmente farão parte da rotina do contador, então, informar-se ao máximo sobre essas questões trará o diferencial que agregará à sua atuação no mercado de trabalho.

A seguir, confira o guia que elaboramos sobre as tendências da contabilidade digital atual e oriente-se melhor dentro dessa nova realidade do ramo.

Afinal, o que é contabilidade digital?

Contabilidade digital, também conhecida por contabilidade 2.0 ou contabilidade virtual, é uma maneira de realizar a contabilidade utilizando determinadas ferramentas e recursos tecnológicos.

Assim, processos que antes eram completamente manuais, como a comunicação com o cliente, autenticação, recepção, validação, transmissão e armazenamento dos livros contábeis, passaram a ser 100% digitalizados.

Ademais, com todas essas mudanças, houve, consequentemente, a união dos fiscos, Receita Federal, Previdência e postos fiscais.

Assim, as obrigações acessórias tornaram-se todas padronizadas, bem como ocorreu grande melhora nos processos de controle e processos fiscais.

O resultado foi a desburocratização através da remoção de repetições nos processos de declaração, e as empresas saíram no lucro com a consequente otimização de ganhos e benefícios.

A base da contabilidade digital atualmente é o SPED, sendo formada, igualmente, pela EFD (Escrituração Fiscal Digital), ECD (Escrituração Contábil Digital), NFe (Nota Fiscal Eletrônica), CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), EFD-Contribuições e, por fim, eSocial.

Quais as principais vantagens da contabilidade digital?

Com o advento da tecnologia na área da contabilidade, determinadas atividades extinguiram-se e deram lugar a outras – mais rápidas e práticas.

Confira, a seguir, as principais mudanças e benefícios que a contabilidade digital trouxe para a profissão:

Designed by @wichayada / Freepik

Fim da papelada imensa

Foi-se o tempo que o contador tinha de lidar com pilhas e pilhas de papéis, tornando todo o trabalho mais demorado e, muitas vezes, confuso.

Agora, não há mais a necessidade de impressão de tantos documentos, pois têm-se a conferência e digitação.

Todos esses arquivos ficam armazenados em bancos de dados virtuais, o que diminui bastante os gastos com papéis, armazenamentos em arquivos físicos e tonners.

Menos tempo gasto com digitação

Houve a diminuição de processos de digitação em razão da união de arquivos de notas fiscais no formato XML com o sistema do escritório de contabilidade.

Assim sendo, não há mais a necessidade de digitar lançamentos contábeis porque houve essa integração sistema-escritório-cliente.

Maior produtividade

Com toda a praticidade da contabilidade digital, gerou-se a possibilidade de aumento do portfólio de trabalhos, bem como uma melhor gestão do tempo e maior organização.

O contador poderá atuar de maneira mais pró ativa da mesma forma que um consultor, pois agora há a agilidade dos processos, fazendo com que o desempenho da empresa com o cliente seja maximamente otimizado.

A contabilidade digital trouxe maior eficiência e otimizou o valor do trabalho

Digitalizar a contabilidade trouxe:

  • Maior valor aos serviços;
  • Otimização do nível de atendimento aos clientes;
  • Integração e visualização de informações em tempo real por todas as partes, gerando maior transparência nos processos;
  • Possibilidade de diminuir o valor dos honorários, o que torna o mercado ainda mais competitivo;

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.