Contabilidade tributária: Saiba como tomar as decisões corretas

0

Todo contador que se preze está ciente de que o pagamento dos impostos é o maior drama dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. 

No entanto, após compreender sobre o que se trata a contabilidade tributária, bem como, a sua importância, todo o processo que envolve o recolhimento de impostos pode se tornar mais simples. 

A contabilidade tributária consiste no setor contábil responsável por cuidar da administração de tributos de uma empresa, também denominada de contabilidade fiscal, a qual abrange todos os procedimentos aplicados no intuito de organizar o pagamento dos impostos e definir as melhores e mais viáveis estratégias de gerenciamento.

Vale dizer que a contabilidade tributária também auxilia na viabilização do empreendimento, uma vez que os erros neste segmento podem tornar o empreendimento inviável a longo prazo.

Relevância da contabilidade tributária

É comum que várias micro e pequenas empresas funcionem por um curto período por serem administradas somente pelo proprietário, sem o auxílio de funcionários em nenhum outro setor, levando o empresário a carregar um fardo por estar sobrecarregado.

No entanto, as coisas não precisam ser levadas dessa maneira, pois, as tarefas do contador não se resumem à contabilizar as receitas e as despesas, podendo também, ser responsável pelo levantamento de dados para que o cliente consiga tomar determinadas decisões. 

Todos sabem que, quando uma pessoa decide sonegar os impostos, automaticamente ela gera multas altíssimas para o negócio com as quais precisará arcar, por essa razão que, o pagamento correto dos tributos é essencial para manter a vida fiscal e financeira da empresa em dia. 

Periodicamente também é necessário averiguar se o enquadramento tributário escolhido permanece sendo o mais vantajoso, pois, caso tenha ocorrido alguma alteração na legislação vigente, é preciso analisar para saber se a empresa se enquadra em algum benefício fiscal, já que isso pode reduzir legalmente a carga tributária devida. 

É por isso que o conhecimento do contador deve ser amplo sobre uma série de informações, porém, isso não quer dizer que as responsabilidades do empresário devem ser deixadas de lado, porque ele precisa entender a relevância de um auxílio contábil para o sucesso do negócio. 

Como a contabilidade tributária funciona?

Após conhecer o conceito da contabilidade tributária e compreender a importância dela para a empresa, é preciso saber qual a aplicação dela na rotina de um empreendimento.

A princípio, o proprietário necessita entender as particularidades atribuídas a cada modelo empresarial, o que inclui: 

Uma vez entendido o conceito da contabilidade tributária e também sabendo sua importância para uma empresa, chegou a hora de explicar como ela funciona no dia a dia de um negócio.

  • Receita mensal;
  • Despesa mensal;
  • Processo de produção;
  • Tipos de insumos utilizados;
  • Benefícios fiscais da empresa;
  • Tipo de cliente, se é consumidor final ou revenda.

Uma uma série de dados direcionados à compreensão do funcionamento do negócio e quais impostos devem ser recolhidos, ressaltando que, cada detalhe é essencial para realizar uma apuração correta.

Além do mais, cada tributo é apurado de uma determinada maneira, alguns deles antes mesmo de fechar o balanço, como o Imposto Sobre Serviços (ISS), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), deixando outros para depois, como o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Esta é a razão pela qual é essencial que o empresário faça o envio dos documentos mensais da empresa de maneira completa e respeitando o prazo estipulado.

Auxílio da contabilidade fiscal na tomada de decisões

Na situação do cliente que trabalha com a compra e venda de produtos, faça importações e exportações ou tenha que tenha este interesse para o futuro, é necessário estar pronto para algumas questões neste cenário.

Isso porque, uma das tarefas da contabilidade tributária é demonstrar mediante relatórios se a atividade exercida pelo empresário está ou não gerando lucros com retornos viáveis. 

Ter uma margem de lucro atrativa é primordial, porém, para que isso aconteça legalmente, é essencial realizar um planejamento fiscal que deve ser analisado periodicamente, atribuindo ao empresário a responsabilidade de antecipar e prever possíveis alterações no processo. 

É extremamente importante se aprofundar, pelo menos, nos principais conceitos da contabilidade tributária, sem contar em reduzir o trabalho com cálculos extra, o que poderá ajudar a diminuir a quantia de impostos devidos, levando satisfação ao empresário pelo trabalho executado. 

O profissional contábil deve ter confiança no serviço prestado por ele, de maneira que consiga conscientizar o cliente sobre a tomada de decisões corretas, uma vez que seu trabalho termina oficialmente na apresentação dos dados. 

Importância de conhecer o setor tributário

Tanto o empresário quanto o contador precisam ter algum conhecimento tributário, lembrando que, cada estado e município possui as próprias regras, por exemplo, o ICMS pode sofrer variações entre um Governo Estadual e outro, já os demais tributos costumam passar por alterações constantes. 

No entanto, cada cliente deve entender que, cada uma das decisões tomadas poderá afetar drasticamente o lucro da empresa, caso não se baseie em um planejamento tributário. 

Uma dica é sempre se manter atento às publicações nos órgãos de comunicação oficiais, além de participar de cursos e palestras e criar um vínculo com demais profissionais da área.

Planejamento tributário

Além da contabilidade tributária atuar na apuração dos impostos, é essencial analisar ainda que somente uma vez ao ano, de preferência junto com o cliente, qual poderá ser a projeção de recolhimento de impostos para o próximo período. 

Caso o planejamento não esteja previsto no processo de gerenciamento dos projetos, pode ser interessante acrescentá-lo, pois, essa inclusão mostrará que, além de apenas realizar a contabilidade mensal, você está interessado em levá-lo ao sucesso.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laura Alvarenga