Conseguir clientes por indicação é ótimo!  Afinal, isso mostra que os serviços prestados pelo seu escritório são tão eficientes, que sua base de clientes, se tornou também promotora do seu trabalho e confiam na entrega do seu escritório! Mas para crescer de verdade, não dá pra ficar dependendo só de indicação e é aí que entra o .

Isso mesmo, para não ficar limitado apenas às redes de contatos da sua base, você precisa ir além e comunicar os seus diferenciais aos quatro ventos.

Para isso é preciso: definir sua identidade visual e verbal, escolher os canais onde você vai falar e, por fim: anunciar, anunciar e anunciar. 

Isso tudo, nada mais é do que um Planejamento de !

Falando assim por cima fica complicado entender, não é mesmo?

É por isso que aqui eu vou desmembrar cada um desses tópicos e falar deles com mais detalhes para ajudar você contador,  a traçar sua estratégia!

Vamos lá?

VANTAGENS E OBJETIVOS DO MARKETING CONTÁBIL

Antes de tudo, é importante você saber quais são as vantagens de objetivos do .

E, quanto a isso, eu posso falar sem medo de errar: o é uma das mais importantes maneiras de se destacar da concorrência.

Sem contar que, se você se planejar direitinho e definir no que você irá se especializar e quem irá atender, ele te ajuda a atrair um público que realmente faça sentido para o seu negócio.

Se você tem preferência por atender clientes do lucro presumido, por exemplo, colocar em prática , vai te ajudar a alcançar esse público.

Como? Por meio da segmentação e outras estratégias que darei mais detalhes a seguir.

Outras vantagens que o pode trazer para seu :

  • Marcar presença nos espaços (online e off) que seu público frequenta;
  • Construir uma imagem positiva para o seu público;
  • Ser referência da sua área de especialização;
  • Diferenciar-se da concorrência;
  • Aumentar seu número de clientes;
  • Melhorar seu relacionamento com sua base e seu público; 

As vantagens são incríveis, mas para atingi-las é necessário uma implantação afiada!

Vamos de passo a passo?

6 PASSOS PARA IMPLANTAR O MARKETING CONTÁBIL NO SEU ESCRITÓRIO.

1. DEFINA METAS E ORÇAMENTOS

Muitas empresas contábeis que já fazem uma ou outra estratégia de publicidade, têm a mania de aplicar no Marketing aquele “recurso que sobra” e isso, por si só, já é um grande erro!

Determine quanto você vai investir especialmente em Marketing e separar uma grana só para isso é fundamental!

Acha difícil saber quanto separar para esse fim?

Então comece a refletir sobre as seguintes perguntas:

Quantos clientes você quer conquistar no próximo período? 

Para chegar neste objetivo você precisa atingir quantas pessoas? 

E para atingir essas pessoas, o que você vai fazer? Criar um site? Imprimir folhetos? Patrocinar posts nas redes sociais? 

Para criar esses conteúdos e pilotar essa máquina toda, você vai contratar uma agência, ou um ou mais especialistas para trabalhar alocado no seu escritório?

Quando conseguir visualizar isso tudo, estará dando seu primeiro passo rumo a definição de budget para colocar a sua estratégia de no ar. 

2. DÊ PREFERÊNCIA AO ESPECIALISTA

Como comentei no tópico anterior, você pode optar por contratar uma agência especializada em Marketing ou, dependendo do porte do seu escritório, chamar um especialista ou montar um time de Marketing dentro da sua própria empresa contábil.

O que quero dizer com isso é: jamais coloque a responsabilidade do nas mãos de um funcionário que já tem outras funções no seu escritório e não entende nada de Marketing.

A primeira vista, pode parecer que aproveitar um funcionário que você já tem para cumprir essa função vai te ajudar a economizar recursos.

Mas isso é uma grande ilusão!

Além de sobrecarregar o seu colaborador, as estratégias definidas por ele não serão efetivas e você acabará perdendo tempo e dinheiro.

Então, prefira sempre investir no especialista. Seja ele um terceirizado, ou uma contratação dentro da sua empresa contábil só para esse fim.

3. SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO PARA FAZER UM MARKETING CONTÁBIL CERTEIRO!

Conforme já adiantei antes deste mesmo conteúdo: na hora de definir onde você vai falar e o que vai falar, é preciso saber quem é seu público. 

Responda perguntas como:

Que tipo de cliente seu escritório quer atender?

Você quer ser mais generalista e atender a um grande público, ou prefere focar em públicos específicos e se colocar no mercado como um especialista nos assuntos de interesse dessa pequena amostra?

Você pode atender a vários segmentos, portes e regimes de empresas, ou focar só no segmento de varejo, micro empresas, e do Simples Nacional, por exemplo.

Quando chegar a essa resposta, você já estará mais próximo de saber quem é seu público e poderá fazer pesquisas de mercado para entender quais são suas necessidades e interesses e, assim, criar uma conexão mais próxima com eles.

Enfim, entender seu público é essencial para planejar um eficaz.

4. DEFINA SUA IDENTIDADE

Quem é você na fila do pão?

Você precisa mostrar ao mundo quem é você! 

Quais são os diferenciais que sua empresa contábil oferece? Quais os valores do seu escritório? E sua missão no mercado? Qual a cultura da sua equipe?

Você pode traduzir tudo isso para o mundo com uma identidade visual e verbal específicas. 

Defina as cores, os elementos, tipologias e, claro, o logo que vai representar quem é a sua empresa contábil no mundo. 

Além disso, defina também qual vai ser seu tom de voz em todos os materiais que distribuir e canais que falar.

Ah, e não se esqueça de combinar isso com a sua equipe para todo mundo falar a mesma língua sempre. 

Seu tom de voz pode ser formal, despojado, bem humorado, gentil… você decide!

A junção de todos esses elementos, determinará como sua marca vai se portar no mercado e perante seu público. 

Ter isso claro é essencial para sua estratégia de funcionar sem erros.

5. AGORA ESCOLHA ONDE VOCÊ IRÁ SE COMUNICAR

A essa altura, você já conhece seu público e já sabe que canais ele costuma estar. 

Isso é ótimo, porque é com base nisso que seu escritório vai escolher os meios por onde se comunicar.

Site

Ter um site é essencial. Ele é como um cartão de visitas online do seu negócio!

Se um possível cliente pesquisar pelo seus serviços ou pelo nome da sua empresa no Google, por exemplo, seu site estará lá, com todas as informações que ele precisar. 

Blog

Dentro do seu site você pode ter um blog e publicar conteúdos de interesse do seu público regularmente.

 Além de mostrar que você tem autoridade no assunto, isso ajuda pessoas que pesquisaram por um conteúdo específico nos mecanismos de busca a encontrarem você, olha que grande oportunidade!

Redes Sociais

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube… Se você identificou que seu público está nesses canais, sua empresa contábil também precisa estar nelas!

Mas atenção: quando entrar nas redes sociais, não fique publicando apenas propagandas sobre seu escritório!

Assim como no Blog, invista em conteúdo! 

Compartilhe informações, curiosidades e relevantes para seu público.

Desta forma ele vai ter interesse em compartilhar e seu conteúdo chegará a ainda mais gente!

Email e WhatsApp

Além do tradicional telefone, esteja disponível também para atender a possíveis novos clientes por canais mais acessíveis como o email e o WhatsApp

Desta forma, você vai acumulando contatos e pode mandar conteúdos regularmente para ir nutrindo essas pessoas, até que se tornem aptas a escolher a fechar uma parceria com sua empresa.

Mas olha lá hein, outro adendo importante aqui: assim como nas redes sociais, não use esse canal para enviar apenas propaganda, se atente a frequência de envio para não ser inconveniente, e só mande conteúdo para quem lhe deu permissão para isso. 

Muito cuidado para não ser um enviador de spam, porque isso pode fazer com que você seja bloqueado, e aí essa oportunidade está perdida, além de ser péssimo para a sua reputação =(

Mídia offline

Embora os meios digitais tenham ganhado cada vez mais força, isso não significa que as mídias offline morreram.

Se você entender que faz sentido para a sua estratégia e que seu público estará lá, também vale considerar mídias como rádio, tv, jornais, revistas, folhetos, cartões de visita e outdoors. 

Eventos

Considere também participar de eventos onde seu público estará. Leve sua equipe de vendedores, monte seu estande, distribua brindes, faça contatos. Esse tipo de contato é excelente para novas oportunidades. 

Estar presente onde seu público esta, é a primeira regra para um de primeira. 

6. ANUNCIE!

Redes Sociais

Para dar uma forcinha aos seus conteúdos das redes sociais, você pode patrociná-los.

Sim, porque mesmo que seus conteúdos sejam muito bons e tenha um público fiel que sempre te dá moral curtindo, comentando e compartilhando, a verdade é que as redes sociais só entregam seus posts para uma porcentagem muito pequena dos seus seguidores. Então, se você quiser mudar isso, precisa patrocinar.

Cada rede social tem sua própria plataforma para essa finalidade.

Facebook e o Instagram pertencem ao mesmo grupo, liderado por Zuckerberg, então para patrocinar seus posts nestas redes você pode usar o Facebook Ads.

Já o Linkedin e o Twitter tem suas próprias plataformas de anúncio: o Linkedin Ads e o Twitter Ads.

E para dar um up nos seus conteúdos do Youtube, você pode usar o Google Ads

Google

E, aliás, por falar em Google, você também pode usar o Google Ads para aparecer em formato de anúncio nas primeiras páginas de busca quando um usuário pesquisar por um termo que você patrocinar e também pode colocar banners da sua empresa contábil em sites parceiros do Google. 

ENTÃO É ISSO CONTADOR!

Iniciar no envolve muitos outros detalhes, tantos que esse post com certeza não teria fim se mencionarmos todos! 

É por isso que finalizo reforçando: procurar um especialista para ajudá-lo a colocar em prática tudo que falamos aqui é uma ótima dica!

Se você já pratica o em seu escritório, conta pra gente como está sendo esse processo e o retorno do seu investimento! Adoraremos saber!

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Fonte: Gestta