Se você é um contador ligado nas tendências, provavelmente já utiliza alguma solução tecnológica para facilitar a rotina aí no seu escritório Mas e o seu relacionamento com cliente? Você usa alguma ferramenta para otimizar esse aspecto do seu escritório?  Já pensou em considerar a implantação de um CRM para contadores?

O que é um CRM?

Como profissional contábil, você já trabalha com prestação de serviços e atendimento ao cliente, então provavelmente sabe o que é um CRM, certo? Mesmo assim, vamos relembrar rapidinho só para iniciar nosso conteúdo: Em poucas palavras, um CRM (Customer Relationship) é um software ou sistema que gerencia o relacionamento com o cliente, ou seja, que usa a tecnologia para aumentar ou melhorar o seu atendimento.

Em uma plataforma de CRM é possível  armazenar e ter acesso a todos os dados do seu cliente Isso melhora a maneira como você interage com ele e te ajuda a criar relacionamentos mais fortes para aumentar a fidelização desse parceiro ao seu escritório e serviço.

Agora que já relembrei o que é um CRM, vou te falar sobre quais os principais recursos um CRM para contadores precisa ter para atender a tudo que seu escritório precisa. 

Vamos lá?

8 Recursos fundamentais que um CRM para contadores precisa ter

1. Integração com o seu sistema ou software

Manter uma visão clara do histórico de informações do seu cliente é fundamental. Isso porque possuir esses dados, permite fornecer um serviço contábil mais profissional. Porém, você e sua equipe devem estar cansados de entrar em diversos programas diferentes para salvar números, verificar dados e etc.  Neste sentido, escolher um CRM que integre com o seu sistema contábil é a melhor decisão para manter todas as informações centralizadas. 

Outra razão é a praticidade: com um CRM integrado, você pode inserir informações ou dados desse cliente em um dos softwares e sincronizar com o outro de forma automática, sem precisar subir as mesmas informações duas vezes.

Com tudo, histórico, dados e documentos compilados em um só lugar, você terá um sistema único que cobre todos os aspectos desse relacionamento.

Então tire proveito da integração e torne todo o seu fluxo mais eficiente.

2. Simplicidade para o cliente

Sempre que um novo cliente fecha com  a sua contabilidade ele precisa passar por um processo de integração. Neste processo ele é educado sobre como trabalhar com o seu escritório: quais tarefas ele deve cumprir, quais documentos ele deve enviar e em quais os prazos e, claro, qual o CRM sua empresa contábil vai utilizar para se comunicar com ele. 

É por isso que  um dos principais aspectos que um CRM para contadores precisa ter é facilidade de utilização. Em outras palavras, ele precisa ser intuitivo para o seu cliente. para que o processo de integração seja rápido e tranquilo. 

Além disso, recursos como armazenagem de documentos, modelos de e-mail, lembretes e outras facilidades que te ajudem a garantir que cada cliente receberá sempre a mesma informação, devem ser levados em consideração. Quanto mais automatizado esse processo, melhor será a experiência desse cliente.

3. Sua equipe deve entendê-lo

Assim como o CRM para contadores precisa ser intuitivo para seus clientes, ele também precisa de fácil utilização para seu cliente. É importante que todos estejam confortáveis e engajados com a interface e suas formas de acesso e entendam como essa ferramenta irá ajudar no trabalho do dia a dia.

Lembre-se sempre que um CRM não faz nada sozinho, é preciso alimentá-lo.  Então para que ele funcione, sua equipe precisa participar desse processo.

4- Te ajudar a gerenciar seu cliente

Um dos benefícios a longo prazo que esse CRM para contadores deve trazer, é melhorar a maneira que seu escritório conquista clientes. Isso porque o gerenciamento de informações do cliente em um CRM, ajuda a melhorar o relacionamento da sua empresa contábil com ele, por meio da oferta de serviços personalizados.

Como resultado, um cliente satisfeito está disposto a ser seu grande divulgador e realizar um marketing gratuito do seu serviço. O que aumenta seu ROI de investimento em um sistema de CRM.

5- Comunicação fácil

No geral, escritórios contábeis possuem várias maneiras de se comunicar com seu cliente. 

Seja por email, whatsapp, bate papo ou por vídeo. E aí? Você consegue acompanhar toda essa comunicação ao longo do tempo?

Pois esse é um outro recurso essencial que , um CRM para contadores precisa te ter: te ajudar a gerenciar sua comunicação.

Como ele mantém um histórico detalhado de suas comunicações em um único lugar, você pode ter acesso a essas informações quando quiser. Desta forma será possível atender seus clientes de forma muito mais rápida e eficiente, sem precisar ficar procurando por alguma informação específica nos vários canais de contato que seu escritório oferece

6- Permite a autossuficiência do cliente

Um CRM para contadores precisa permitir que seu cliente seja autossuficiente, ou seja, conter portais de autoatendimento, onde ele possa visualizar seu histórico de atendimento e outros dados.

Isso diminui a quantidade de vezes que esse cliente sente-se inseguro, e liga para seu escritório.

7- Ajudar a construir sua marca

A reputação e imagem que seu escritório passa é muito importante, então um bom CRM para contadores também deve te ajudar a criar sua marca e manter uma boa reputação. Por isso, procure um CRM que permita compartilhar recursos e informações importantes com seu cliente.

Por exemplo: vamos supor que você escreveu um artigo sobre um novo código tributário, ou precisa informar o seu cliente a respeito de uma nova lei ou obrigação acessória que surgiu. Se o seu CRM permite o compartilhamento de conteúdo com seus clientes, é possível encaminhar esse material para toda a sua base de forma rápida e prática.

Essa iniciativa  vai agregar autoridade para o seu escritório e aumentar a confiança dos seus clientes.

8- Automatização de fluxos.

Como todo escritório de contabilidade, o seu também precisa lidar com inúmeras tarefas burocráticas e repetitivas, certo? Então não seria incrível se algumas dessas tarefas pudessem ser otimizadas ou, até mesmo, automatizadas?

É por isso a possibilidade de criar fluxos de trabalho automatizados é um outro recurso que você deve considerar como essencial para um CRM para contadores. e

O sistema que você escolher precisa permitir que você modifique e automatize fluxos de trabalho de forma que atenda as necessidades e mudanças de seu escritório. 

Bom, contador…

Depois te tudo que conversamos até aqui, acho que podemos dizer que seu principal foco na hora de escolher o melhor CRM para contadores, é priorizar aqueles que te ajudem a otimizar  o seu relacionamento e atendimento ao cliente e não apenas analisar números.

Ter um escritório capaz de fornecer ao cliente serviços que atendam suas necessidades financeiras é fundamental e o uso de um CRM para contadores pode te ajudar a automatizar esses processos e economizar tempo e dinheiro.  

Enfim, com todas as dicas que falamos aqui, tenho certeza que você irá considerar o investimento em um CRM para contadores. Quando esse momento chegar, sugiro que avalie o Gestta, a ferramenta de gestão e atendimento para empresas contábeis mais completa do mercado

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Fonte: Gestta