CTPS digital: entenda como ela pode ser utilizada pela sua empresa

0

O governo brasileiro está trabalhando no processo de digitalização de serviços e sistemas, sendo um deles voltado ao registro dos trabalhadores: o eSocial.

Este sistema se trata de um programa que traz benefícios tanto para o setor empresarial, por meio da redução de burocracia e do ganho de produtividade, como para a classe trabalhadora que terá seus direitos assegurados.

Aliado ao eSocial está a criação da CTPS digital, que se trata da nova carteira de trabalho que pode ser acessada pela internet e também substitui o modelo físico que conhecemos.

Diante disso, hoje chamamos a atenção dos gestores das empresas brasileiras e do Departamento Pessoal (DP), para a importância de entender como funciona a CTPS digital. 

CTPS digital

Este é o novo formato da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Ela pode ser  acessada através de um aplicativo disponibilizado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Para as empresas, a CTPS digital utiliza as informações geradas pelo sistema unificado eSocial. 

Além disso, o trabalhador também pode ter acesso aos seus contratos de trabalho, além de salário ou carga horária, sendo constantemente atualizado.

Vale ressaltar que, ela também é um documento que serve para a comprovação das contribuições que são feitas para a Previdência Social. Assim, o trabalhador que pretende solicitar algum benefício previdenciário e até mesmo a sua aposentadoria, poderá utilizar a CTPS Digital. 

Carteira de Trabalho (CTPS) Digital — Foto: Minne Santos
Carteira de Trabalho (CTPS) Digital — Foto: Minne Santos

Benefícios da CTPS digital

Através da carteira de trabalho digital, o trabalho do Departamento Pessoal é simplificado, pois, antes era necessário uma série de documentos para registro do colaborador, como por exemplo o PIS.

Com a CTPS Digital, a identificação do trabalhador é feita através do CPF, então, o número do PIS deixa de ser utilizado.

Por isso, as empresas devem se atentar para a importância da digitalização de seus processos e fazer as devidas adequações ao eSocial para unificar as informações de seus colaboradores e evitar o registro manual que é demorado e mais complexo. 

Sendo assim, a atualização de todas as informações dos trabalhadores passa a ser feita de forma automática, o que aumenta a produtividade para a empresa e reduz o tempo gasto com esses procedimentos.

A CTPS digital garante ainda a segurança dos dados do colaborador e promove a redução do índice de fraudes.

Como utilizar? 

Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Se você já tinha a CTPS em formato físico você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior.

Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.

O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

Como abrir a CTPS digital?

Confira a seguir como ter acesso à CTPS Digital:

Para obter a Carteira de Trabalho Digital você vai precisar acessar o site do governo federal (gov.br) para fazer seu cadastro mediante o seu CPF. Depois, clique no botão “Crie sua conta”  e escolha uma das opções disponíveis, que podem ser:

  • validação facial no app Meu gov.br;
  • Banco do Brasil;
  • internet banking;
  • número do CPF;
  • certificado digital;
  • certificado digital em nuvem;

Feito isso, preencha os dados solicitados e confirme. Assim, utilize o aplicativo fazendo o login e informando sua senha, sempre que necessário. O acesso também pode ser feito por meio de aplicativo para celulares. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Samara Arruda