Já ouviu falar no empréstimo com garantia do FGTS? Esta modalidade de crédito estará disponível em 2017, mas já há quem se interesse pela possibilidade. É, contudo, muito importante antes de tudo saber como ela funciona e comparar com outras modalidades de crédito disponíveis no mercado.

Empréstimo com garantia do FGTS

O empréstimo que usa o FGTS como garantia nada mais é do que um tipo de consignado que será ofertado pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores com carteira assinada. Ele terá prazo máximo de 48 parcelas e as taxas de juros não serão superiores a 3,5% ao mês.

A decisão foi anunciada ontem, 06 de dezembro, pelo Conselho Curador do FGTS, órgão colegiado que tem representantes dos empregados, trabalhadores e governo, e que é responsável por aprovar diretrizes a respeito do Fundo de Garantia.

Contudo, mesmo que o empréstimo com garantia do FGTS tenha sido aprovado e a Caixa tenha 90 dias para regulamentar o uso do recurso, a operação ainda tem resistência de parte dos representantes dos trabalhadores e também de empregados.

O que precisa ser considerado

A proposta permite que quando o trabalhador pedir um empréstimo com garantia do FGTS, ele possa usar até 10% do seu Fundo como garantia e até 100% da multa rescisória que é paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa.

O setor da construção teme que estes recursos do FGTS deixem de existir em decorrência dos empréstimos e que isso diminua a capacidade do trabalhador de comprar um imóvel ou construir.

Além disso, existe um receio por parte dos empresários de que os trabalhadores “comecem a forçar a demissão” para conseguirem usar a multa rescisória para quitar o empréstimo.

O fato é que o trabalhador que tem interesse no empréstimo com garantia de FGTS deve, assim como em qualquer tipo de crédito, fazer as contas e conhecer sua capacidade de pagamento. Vale observar ainda que os juros, quando acumulados, podem tornar a dívida mais elevada.

Existem formas de empréstimo que não exigem garantia e que também podem ofertar boas taxas. No caso do empréstimo pessoal, por exemplo, o trabalhador consegue tomar crédito fazendo o pedido online. É muito rápido e fácil. Em poucos dias o dinheiro entra em sua conta após a contratação.

Lendico

1 COMMENT

  1. Eu não vejo as vantagens deste empréstimo em comparação com outros tipos de empréstimos. Este empréstimo pode ser tomado por funcionários com um contrato oficial. Da garantia de pagamento de empréstimos é o seu salário. Isso limita muito o número de pessoas que podem tomar este empréstimo. Agora existem muitos empréstimos diferentes no Brasil – são tipos diferentes de empréstimos bancários ou empréstimos de empresas financeiras privadas. Por exemplo, um empréstimo de uma companhia financeira privada tem várias vantagens sobre este empréstimo. Para obter este empréstimo você não precisa fornecer um certificado de emprego, mas a taxa de juros será maior. Portanto, não tenho certeza sobre a eficácia deste empréstimo …

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.