Um escritório de contabilidade que deseja apresentar ao concorrido mercado um diferencial competitivo pode atuar em várias frentes ou se especializar em uma delas. Mas para tomar essa decisão, é preciso entender quais serviços oferecer, da gestão financeira à consultoria empresarial.

Serviços de gestão financeira

A alta competição no mercado tem despertado nas empresas uma nova visão. Aos poucos, fica no passado a ideia de que um escritório de contabilidade apenas cumpre as chamadas obrigações acessórias, recolhendo tributos e organizando a folha de pagamento, por exemplo.

Cada vez mais, o contador é visto como um parceiro do negócio na promoção de uma gestão financeira eficaz. Mas o que mudou efetivamente? E onde está a real oportunidade para o seu escritório?

Nesse conceito, que toma a contabilidade como um instrumento de gestão, parte das tarefas se mantém igual, pois há trâmites burocráticos a realizar, disponibilizando aos órgãos de fiscalização as informações exigidas. O diferencial, contudo, está no uso desses dados para o melhor controle e maior capacidade de análise e projeção financeira da empresa.

Quando se propõe a realizar a gestão financeira, o contador se coloca ao lado do empresáriopara gerar relatórios completos, construídos com periodicidade semanal ou mensal, conforme a necessidade do cliente.

Esse material ajuda a responder o quanto a empresa está se aproximando ou se distanciando do seu planejamento estratégico e ainda serve como embasamento para as próximas ações.

Se as contas estão permanentemente no azul, pode ser um bom momento para o gestor pensar em expansão das atividades e investimentos em novos projetos. Por outro lado, se osinal vermelho acende, é hora de promover ajustes e reduzir custos.

Para o contador, isso não chega a ser novidade, mas vale lembrar que nem sempre seu cliente possui tempo e conhecimento suficientes para observar o óbvio. Ou seja, que ele precisa usar as demonstrações contábeis para qualificar as ações e dotar o negócio de uma melhor saúde financeira.

São exemplos de serviços de gestão financeira:

  • Cumprimento das obrigações fiscais
  • Processamento dos documentos de contabilidade
  • Produção de relatórios de gestão e demonstrativos de resultados
  • Diagnóstico da saúde financeira da empresa
  • Indicação de meios de controle financeiro
  • Aconselhamento para a tomada de decisões.

Serviços de consultoria financeira

Quando se fala em consultoria, aumentam as responsabilidades do escritório de contabilidade sobre o futuro do negócio de seus clientes. Diferentemente da gestão financeira, nesses casos, o papel do contador é mais executivo do que propositivo, ou seja, a empresa que o contrata confia a ele as ações cujo foco está na melhora dos resultados.

Na prática, o consultor empresarial está mais presente no dia a dia do cliente, que não mais consegue dar seguimento aos relatórios de gestão para a tomada de decisões relevantes, ou não se sente totalmente seguro para fazê-lo.

Como oferece acompanhamento constante, dele se espera que nada escape no cumprimento das obrigações tributárias principais e acessórias, fazendo uso das melhores práticas de contabilidade e revertendo em resultados financeiros positivos.

A partir daí, a responsabilidade do contador que presta consultoria empresarial só cresce, assim como a gama de soluções que oferece. O quanto será gasto, no que será gasto e de que forma será gasto passa a não ser uma decisão exclusiva do empresário, assim como as áreas da empresa nas quais cortes devem ser realizados.

São exemplos de serviços de consultoria financeira:

  • Adequação de práticas contábeis ao planejamento estratégico
  • Planejamento de rotinas contábeis e de gestão financeira
  • Implementação de meios de controle financeiro
  • Estudo da viabilidade de expansão de atividades ou novos projetos
  • Elaboração de previsão orçamentária
  • Relacionamento com instituições financeiras.

Auditoria também é serviço de contabilidade

Como afirmamos, a oferta de serviços adicionais por um escritório de contabilidade pode ser um diferencial para se destacar diante dos concorrentes. Nessa linha, outra opção é disponibilizar aos clientes a auditoria contábil.

Ao contrário dos serviços de gestão e de consultoria financeira, o auditor é uma figura nova no dia a dia da empresa, pois ele não participa das ações de contabilidade e é contratado justamente para atestar a precisão e a regularidade delas.

Ao examinar documentos contábeis, inspecionando fluxo de caixa, balanço patrimonial e a Demonstração de Resultado de Exercício (DRE), por exemplo, ele pode identificar falhas de controle ou até mesmo fraudes e irregularidades na gestão. A partir daí, cabe a ele informar o empresário e orientá-lo quanto a possíveis correções a implantar.

São alguns dos focos do serviço de auditoria contábil:

  • A ineficiência, incapacidade, negligência ou improbidade na gestão administrativa
  • O controle de bens, direitos e obrigações na gestão patrimonial
  • O cumprimento rigoroso das obrigações de gestão fiscal e prevenção de penalidades
  • A eficiência dos serviços contábeis na gestão técnica
  • A proteção contra gastos excessivos e fraudes na gestão financeira
  • A maior exatidão dos resultados contábeis na gestão econômica
  • A garantia de ética e moralidade dos atos praticados e a correta aplicação dos recursos para fins sociais e ambientais.

Ensinar, realizar ou inspecionar?

Conhecidos os principais serviços ofertados por um escritório de contabilidade, fica a dúvida: o que oferecer ao cliente? Será que a melhor estratégia é ampliar o leque de soluções ou focar-se em apenas uma delas? Essa é uma decisão muito particular, mas há alguns pontos importantes a considerar.

Ao adotar como estratégia se colocar no mercado como um escritório multifuncional, o ganho está justamente no aumento do escopo de clientes. Trata-se de uma questão matemática: quanto mais serviços oferece, maior é o número de empresas com potencial para serem beneficiadas por eles.

Por outro lado, o escritório que decide concentrar sua atuação em uma só área da contabilidade diz ao mercado que ele é um verdadeiro especialista naquilo que faz, se candidatando à melhor solução para aquela demanda específica.

Mercado há para os dois modelos de negócio, certamente. O que pode guiar sua decisão estratégica é a familiaridade que você e sua equipe possuem com os temas, a formação profissional do seu time e mesmo a maior preferência e a facilidade de atuação em uma ou outra área.

Escolha o seu caminho

Neste artigo, apresentamos alguns dos principais serviços que podem ser executados por um escritório de contabilidade. Esperamos que as informações aqui trazidas sejam úteis para a definição da melhor estratégia para o seu negócio.

Como dica final, conheça o seu mercado e o seu cliente e estude as preferências à sua volta, pois só assim poderá atender à demanda existente.

Gabriel Manes é Coordenador de Marketing do ContaAzul para Contadores. Tem pós-graduação em Estratégias Digitais, Redes e Mídias Sociais pela Sustentare Business School.

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