19°C 29°C
Uberlândia, MG

Como vender produtos pela internet e ganhar comissão: Entenda como funciona o marketing de afiliados

Como vender produtos pela internet e ganhar comissão: Entenda como funciona o marketing de afiliados

21/07/2020 às 10h32 Atualizada em 21/07/2020 às 13h32
Por: Wesley Carrijo
Compartilhe:

Vender pela internet nunca foi tão fácil. No marketing de afiliados você não precisa de nada além de uma boa comunicação com os fabricantes dos produtos que quer divulgar e com os clientes.

Continua após a publicidade

No post de hoje nós ensinamos como se tornar um afiliado de sucesso e ganhar credibilidade e autoridade online. Confira!

Acesse também este guia completo de marketing de afiliados. 

De uns anos para cá, a maneira de vender pela internet foi totalmente revolucionada e muitas mudanças ocorreram.

Além do conhecido e-commerce, o marketing de afiliados surgiu como uma alternativa de obter lucro através da venda de produtos, sem nem precisar sair de casa. 

Continua após a publicidade

Para atuar como afiliado, não há necessidade de realizar grandes investimentos, porém, é preciso ter comprometimento na divulgação e promoção da marca

Hoje, os consumidores exigem mais das empresas e procuram por produtos e serviços que superem as suas expectativas, em todos os aspectos, inclusive sociais.

A cada mês, cerca de 20 mil blogueiros ingressam no setor de afiliados, o qual proporciona ganhos mensais entre R$3 mil e R$50 mil, a depender do nicho e do produto vendido. 

Um dos fatores que tornam esse segmento um verdadeiro sucesso, é que os afiliados estão livres de taxas de envio ou qualquer outro valor referente ao produto, ficando tudo a cargo do fabricante. 

Continua após a publicidade

Ficou interessado em saber como funciona o marketing de afiliados? Continue lendo o artigo e confira tudo o que envolve essa área em expansão. 

O que é e como funciona o marketing de afiliados

O marketing de afiliados envolve três agentes: o produtor/vendedor, o afiliado e os clientes. 

O produtor, seja uma pessoa ou empresa, conta com a ajuda do afiliado para aumentar sua cartela de clientes e suas vendas. 

Já o afiliado usa as estratégias de venda online, técnicas de copywriting, usa o Google, Redes Sociais e SEO para alcançar o maior número de pessoas possí

Enquanto os clientes serão influenciados a fechar a compra e serão impactados positivamente pela estratégia desenvolvida pelo afiliado. 

Para que você entenda melhor como essa área funciona, vamos resumir o marketing de afiliados em 6 etapas:

  1. O produtor lança um produto;
  2. O afiliado divulga o produto em seus canais;
  3. O cliente realiza a compra;
  4. O link da venda é rastreado;
  5. O produtor recebe o dinheiro da venda;
  6. O afiliado recebe a comissão pela venda.

Nessa estratégia de marketing todo mundo sai ganhando.

Os afiliados conseguem rentabilizar os seus sites e redes sociais, por meio da venda de produtos de terceiros; os produtores ganham canais de distribuição, o que contribui para impactar mais públicos; e os clientes passam a ter mais canais para pesquisar sobre as marcas

Muitos afiliados optam começar por um curso de capacitação, sendo este aqui, o mais recomendado. 

Vale ressaltar que para quem busca por uma renda extra, o marketing de afiliados é ainda mais útil, principalmente nesse período de quarentena e isolamento social, na qual muitas pessoas buscam por cursos e novas informações.

Dependendo do produto que você divulgar e das suas estratégias de vendas, os rendimentos podem te surpreender.

Mas lembre-se: empenho e dedicação não podem faltar. Além claro, de um excelente planejamento.

Também é necessário frisar qual plataforma será utilizada para divulgar o produto ao usuário.

A maior rede para livros, brinquedos, itens para casa e aparelhos de tecnologia é a Amazon.

Com o Amazon Associates você consegue promover qualquer item que é vendido no site. 

Formatos de divulgação 

Entre os quatro formatos para programas de afiliados, é o produtor quem decide qual deles combina mais com o seu produto e os seus objetivos.

Vamos ver as diferenças e as similaridades dos tipos de divulgação. 

Custo por Clique (CPC)

No formato Custo por Clique, a função do afiliado é voltada para as campanhas de divulgação.

Estas devem ser interessantes e chamativas, como um banner, pop-up ou qualquer publicidade que estiver em exibição no seu site e que faça o cliente clicar. 

Não é preciso que a venda seja realizada, a remuneração do afiliado dependerá do desempenho da campanha, ou seja, dos cliques na publicidade. 

Dos formatos, o CPC é considerado o menos complexo, já que a principal responsabilidade do afiliado será produzir campanhas com alta possibilidade de cliques, sem necessariamente, realizar conversões.

Normalmente, o valor por clique é fixo. 

Essa campanha é mais utilizada para novos produtos no mercado, os quais, ainda não são muito conhecidos.

Estratégia de Marketing

Custo por Ação (CPA)

Mais exigente que o CPC, no Custo por Ação, o afiliado só recebe a comissão se os clientes clicarem na publicidade e realizarem qualquer ação na página de destino do anúncio.

A ação pode ser preenchimento de cadastro, solicitação de orçamento, envio de dúvidas ou até a efetivação da compra

Mais do que uma mera publicidade chamativa, o CPA exige que o afiliado consiga criar uma página interessante o bastante para chamar a atenção do cliente ao ponto dele interagir com o conteúdo e, melhor ainda, realizar a compra. 

Custo por Mil Impressões (CPM)

Baseado em um valor fixo, no Custo por Mil Impressões, o afiliado recebe a comissão quando o banner ou anúncio publicitário alcança mil visualizações no seu site.

O número de impressões é referente às pageviews do site, o que significa que quem navega em uma página invariavelmente está sendo impactado pela publicidade. 

Quem já possui uma boa quantidade views em suas páginas tendem a optar por este formato, uma vez que serão pagos de forma constantemente. 

Custo por Vendas (CPV)

Ideal para o produtor que está começando agora, no Custo por Vendas, o afiliado só é remunerado se houver alguma compra por parte do cliente. 

Na maioria dos casos, os afiliados são identificados por meio de links, que permitem que as comissões sejam processadas automaticamente no momento da compra. 

Aqui, a influência e a credibilidade do afiliado fazem toda a diferença perante a audiência. 

Onde divulgar os produtos e quais as melhores plataformas

Site, blog, rede social ou e-mail marketing, a internet conta com uma ampla variedade de canais que podem te conectar com vários usuários e fazer com que a sua renda como afiliado aumente. 

A vantagem do blog na hora de ser um afiliado é a oportunidade de fazer reviews sobre produtos, usando e abusando de recursos visuais e escritos para influenciar - com transparência - seus leitores e reforçar sua credibilidade. 

Muito popular na divulgação de produtos, o Instagram é um excelente canal para quem deseja se tornar reconhecido.

A rede já está recheada de influenciadores digitais, então será preciso aplicar estratégias para se destacar. 

Tem uma base sólida de e-mails? Aproveite para construir um relacionamento duradouro com seus leads, sempre entregando conteúdos de qualidade até convencê-los de realizar a compra. 

O e-mail marketing é vantajoso, pois mostra que mais do que apenas vender, você está interessado em levar conhecimento para o público. 

Existem ainda algumas plataformas que disponibilizam a estrutura necessária para produtores e afiliados.

Vamos conhecer as principais abaixo, siga conosco!

Hotmart

Uma das mais famosas, a Hotmart é uma plataforma onde as empresas hospedam e vendem cursos online.

Um dos maiores benefícios em fazer parte dela é que alguns produtos chegam a ter comissões de até 80%. 

São milhares de cursos, com campanhas que podem ser feitas para qualquer país. O afiliado terá não só a oportunidade aumentar o alcance, como escolher o curso que mais combina com a sua audiência e ganhar bastante em cima da sua venda.

Monetizze

Com produtos físicos e digitais, a Monetizze permite que o afiliado escolha diferentes tipos de comissão e disponibiliza recursos que permitem ter informações atualizadas sobre métricas de conversão

Para utilizar a plataforma, basta fazer o cadastro, escolher os produtos que você melhor se identifica e divulgar o link do associado. 

Eduzz

A vantagem da Eduzz é que tanto o produtor quanto o afiliado conseguem identificar quais motivos fizeram o cliente abandonar a compra, o que contribui para traçar novas estratégias

A plataforma também dispõe de uma ferramenta que permite recuperar compras perdidas e produtos abandonados.

Os afiliados conseguem receber o valor referente à compra de um usuário a partir de dois dias após a venda. 

Afilio

Na Afilio, o cliente só paga quando seu produto mostra resultados reais e validados pela plataforma.

Desafiador, não? 

Realizar o pagamento somente depois das conversões deixa o cliente mais confiante em relação à plataforma. 

Quais as vantagens de ser um afiliado

Todos sabemos que construir um negócio digital que dê retorno rapidamente não é uma tarefa fácil e não existe nenhuma mágica.

Sem altos investimentos, o marketing de afiliados surge como uma alternativa para monetizar seu site ou redes sociais. 

Não é preciso pagar nenhum valor para se afiliar a alguma marca, produto ou serviço.

Ao se tornar um afiliado, você fica isento de qualquer problema relacionado ao produto, seja financeiro, de suporte ou estocagem. 

Desde o rastreamento e a performance das vendas até os pagamentos sobre as comissões ganhas, tudo é realizado de forma totalmente segura pelas plataformas de afiliados. 

Mesmo que você opte por atuar em um nicho específico, o marketing de afiliados está presente em uma grande variedade de mercados, que estão sempre procurando por novas parcerias e novas oportunidades de se destacarem

O marketing de afiliados é um tipo de marketing versátil, que pode ser utilizado em praticamente qualquer plataforma digital - sites, redes sociais, e-mail marketing - basta escolher aquele que você tem um maior relacionamento e engajamento com o público. 

Além da central de atendimento, muitas plataformas ainda disponibilizam materiais e recursos educacionais para você se manter totalmente informado sobre o universo da afiliação e não cometer nenhum deslize.

Para saber mais sobre marketing de afiliados e outras estratégias digitais, confira os conteúdos do Alex Vargas no NucleoExpert.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
22°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

22° Sensação
2.59km/h Vento
60% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 22h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 0,00%
Euro
R$ 5,54 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,10%
Bitcoin
R$ 352,773,34 -0,78%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade