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Site institucional: Entenda o que é e como fazê-lo gerar negócios

Site institucional: Entenda o que é e como fazê-lo gerar negócios

13/07/2020 às 14h00 Atualizada em 13/07/2020 às 17h00
Por: Gabriel Dau
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Estratégias de marketing online vêm sendo adotadas por empresas de todos os portes e segmentos, o que inclui a criação de páginas virtuais.

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Algumas organizações optam por uma estrutura de e-commerce, que possibilita a compra direta.

Outras por criar um site institucional. 

O principal objetivo deste último é divulgar a empresa, informações relevantes sobre ela bem como de seus serviços e/ou produtos oferecidos.

Entretanto, isso não significa que não seja possível fazê-lo gerar negócios.

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Este importante canal de relacionamento com seu público pode aumentar sua receita se você adotar algumas medidas essenciais.

Pensando nisso, separamos 5 características com as quais você deve se preocupar no momento de colocar o seu site institucional no ar.

Um site institucional pode gerar negócios

Existem duas “pessoas” que você deverá agradar para conquistar resultados e retorno financeiro satisfatórios; seu público alvo e os algoritmos dos buscadores, principalmente o Google. 

Então fique atento a estes pontos e comece o quanto antes as suas estratégias para se tornar ainda mais competitivo.

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Vamos lá? Boa leitura!

Responsividade

Em 2016 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que aparelhos celulares se consolidaram como o principal meio de acesso à internet.

Essa informação revela o aumento do potencial de estratégias de marketing digital.

Mas se engana quem acredita que só desenvolver um site institucional é suficiente.

Responsividade de um site diz respeito à sua capacidade de adaptação a diferentes formatos e tamanhos de tela; mobile, tablets e desktop.

Sem que se perca a qualidade da informação ou de navegação de um visitante.

Você já viveu a experiência de acessar um site através do seu celular e ele estar todo desconfigurado? Se sim, arrisco dizer que você não deve ter permanecido muito tempo ali.

Esse reflete o comportamento da maioria das pessoas.

Quanto mais difícil for para a sua audiência encontrar as informações que busca, maior será o bounce rate, ou taxa de rejeição.

Isso quer dizer que as pessoas acessaram uma única página e saíram do seu site. Péssimo, não é mesmo?

Isso se tornou tão relevante que o Google já possui algoritmos que penalizam estruturas não responsivas, comprometendo o seu posicionamento nas buscas.

Muito conectada à responsividade está a usabilidade.

Você sabe o que isso significa na prática?

Usabilidade

Usabilidade é o termo usado para definir a facilidade com que as pessoas navegam no seu site.

E, consequentemente, o quanto acham fácil encontrar as informações que estão buscando.

É muito importante entender qual é o padrão de consumo de informações na atualidade.

Estamos cada vez mais impacientes, com mais urgência e com menos disponibilidade de tempo.

Poucas coisas na internet são tão irritantes quanto precisar entrar em VÁRIAS páginas para encontrar algo simples.

Então é imprescindível que você proporcione uma experiência agradável ao visitante do seu site institucional.

Imagine sempre que ele está ali buscando por razões que o levem a optar pelas soluções que você oferece.

Se você dificultar esse processo de conhecimento estará dificultando também que ele goste da sua empresa.

Você pode imaginar o quanto isso é péssimo, não é mesmo?

E falar de experiência do usuário é falar de design.

Com um layout bem construído, o uso adequado das cores e elementos visuais e com uma estrutura de organização da informação muito bem pensada, você garante uma boa experiência para o seu usuário.

Isso significa que ele vai interagir mais e por mais tempo com seu site e ainda absorver melhor toda a informação ali disposta.

E tanto faz se você está começando a criar seu site ou se já está na fase de reestruturação das páginas dele, é fundamental ter um especialista em Design com foco para web e usabilidade te ajudando nessa etapa.

Conversão

Um site com foco em conversão é estruturado para conduzir o usuário pelas páginas e realizar ações que estejam de acordo com o que se deseja que ele execute dentro do site.

Conduzir o visitante do seu site de uma forma estratégica e assertiva é, portanto, tão importante quanto atraí-lo para seu site.

Para isso, os call-to-actions (botões que conduzem à ação) são fundamentais para direcionar o usuário a uma determinada ação que seja interessante para sua estratégia.

Posicione os CTA’s (call-to-action) em pontos estratégicos do seu site.

Sua página de serviços é um excelente local para colocar um botão “Fale com um consultor” ou “Compre agora”, por exemplo.

Há vários tipos de CTA’s que você pode distribuir pelas páginas do seu site.

Eles podem levar seu usuário para sua página de vendas, para uma janela de chat ou até mesmo a uma Landing Page (página de captura de leads), onde o visitante poderá se tornar um lead preenchendo algum formulário.

Sabendo exatamente quais as ações você deseja dos usuários do seu site, fica bem mais fácil determinar quais CTA’s usar e onde posicioná-los para que aconteçam todos os tipos de conversão que interessam à sua estratégia de negócio.

Conteúdo

No contexto da web, conteúdo nada mais é que qualquer informação que você disponibiliza para seu público com o objetivo de atingir resultados na internet.

É fundamental que o conteúdo do seu site tenha relevância para o público que terá acesso à sua página.

Conhecendo mais a fundo quem são seus atuais e futuros clientes, é possível desenhar uma idéia bem detalhada de quem é seu cliente ideal ou sua persona.

Leve em conta também que conteúdos que permitem interatividade do usuário são mais atraentes e mais compartilhados.

Recursos multimídia também facilitam a absorção das informações e prendem mais a atenção. Por isso inclua vídeos, áudios, infográficos interativos, que permitam ao visitante escolher quando e como visualizá-los.

Mas crie seu conteúdo sempre pensando no que é importante para seu cliente, nas necessidades dele e em como seu conteúdo pode ser útil para ele.

Quanto mais seu conteúdo entregar valor para quem o consome, mais relevante seu site será.

Por consequência, sua marca ganha mais autoridade no mercado.

E todo mundo prefere fazer negócios com quem é a maior autoridade no assunto, concorda?

A forma como você organiza seu conteúdo dentro do seu site também ajuda torná-lo mais relevante.

Por meio de links internos, que conduzam seu visitante de um conteúdo para o outro, é possível gerar uma sequência lógica de leitura que vá do conteúdo mais raso ao mais profundo.

Isso permite que o usuário decida o quanto quer se aprofundar no assunto.

Conclusão

A presença da sua marca na internet não é mais opcional.

Todos os seus concorrentes estão lá, assim como seus atuais e futuros clientes.

Ter um site apenas, pode não ser o fator determinante para que você venda mais ou conquiste mais clientes.

Mas, certamente, o que vai atrair mais vendas para sua empresa é como seu site será construído e administrado.

Todas essas 5 dicas, se aplicadas consistentemente, causam um efeito poderoso e determinante para que seu endereço online se destaque no mercado.

Assim, sua solução ou produto serão encontrados mais vezes do que os da concorrência.

Fonte: Conube

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