Estou me formando em contabilidade e agora? As melhores dicas para Contadores Iniciantes

Nesse artigo vamos mostrar 7 dicas valiosas para contadores que estão iniciando, vale muito a pena seguir cada uma delas, isso te ajudará bastante a ter uma carreira promissora.

1 – Conheça o mercado

Antes de qualquer coisa é necessário que você faça uma pesquisa na área contábil, analisando quais são as oportunidades, em quais épocas os contadores são mais requisitados e quais as necessidades dos clientes em serviços de contabilidade. Após essa análise, você precisa definir qual será sua área de atuação e seu público-alvo, como por exemplo prestadores de serviços, pequenos comerciantes, indústrias, e direcionar o seu trabalho oferecendo serviços focando na área na qual você escolheu.

Uma boa ideia é sempre começar com empresas de pequeno porte com tributação do Simples Nacional. Assim que você adquirir mais confiança no trabalho, poderá passar a fazer contabilidade de empresas do lucro presumido, e depois do lucro real.

Desse modo, você será conhecido como especialista em determinada área e estará capacitado para prestar um serviço de qualidade, atraindo mais clientes.

2 – Marketing Pessoal

Para você que está iniciando nessa área como contador e ainda não é muito conhecido no mercado de trabalho, o marketing pessoal é indispensável, você tem que apresentar uma imagem positiva e condizente com suas melhores qualidades dentro e fora do ambiente corporativo, assim você terá visibilidade no seu trabalho.

Uma boa opção é utilizar a internet a seu favor, pois nela você pode criar um website, usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho e ajudar outros profissionais em grupos e fóruns da área.

3 – Rede de contatos

Faça parcerias com outros profissionais, pois a troca de informações é uma das principais formas de captar clientes em início de carreira. Construa bons relacionamentos e crie seu networking. Faça relacionamentos com profissionais de áreas complementares a sua, assim vocês poderão indicar um ao outro quando houver oportunidade.

4 – Sistema de gestão contábil

No início da carreira, para agilizar o seu trabalho utilize um sistema de gestão contábil para controlar e gerenciar as rotinas da contabilidade.

Esses sistemas automatizam tarefas e, normalmente, auxiliam você a atender as legislações mais recentes.

5 – Estrutura

No início você precisará de uma boa internet, e um computador. Se você for começar dentro da sua casa, não se esqueçam que tem clientes que gostam de visitar o contador para ver a estrutura e a organização. Se você locará um espaço exclusivo para o novo escritório os custos podem ser um pouco mais alto.

Mesmo estando em sua casa, crie um ambiente que propicie produtividade e seja disciplinado.

Avalie bem as suas opções e condições, para não dar o passo maior que a perna.

6 – Transforme Clientes em Fregueses

Assim que conquistar os primeiros clientes, você deverá preservar aqueles que lhe deram a primeira oportunidade no início da carreira. Com um trabalho de qualidade, além da fidelização você receberá indicações para outros clientes e serviços.

Outra dica é sempre fazer mais do que está sendo pago, proatividade é algo que os empresários valorizam muito, então, mesmo não sendo sua obrigação/responsabilidade, sugira soluções e tente ajudar. Melhor pecar pelo excesso que pela omissão.

7 – Busque novas fontes de informação e conhecimento

Por último e mais importante, saiba o que está fazendo como ninguém, seja o melhor no que se propõem a fazer e seja referência.

Esteja sempre atualizado às legislações que mudam a todo momento, isso te deixará um passo à frente.

Não adianta seguir as 6 primeiras dicas e ignorar a sétima. A soma dos 7 itens é que fará de você “o(a) contador(a)”.

Conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!