Exame toxicológico: Motorista é preciso ter atenção aos prazoss

O exame se tornou obrigatório em 2015, para que os motoristas das categorias C, D e E pudessem obter a CNH

Em abril de 2021 o Conselho Nacional do Trânsito divulgou uma tabela com os prazos para a realização dos exames, de acordo com a data de vencimento da CNH.

Porém os prazos estão se encerrando e com isso os motoristas reivindicaram mais tempo para regularizarem a habilitação, e foram atendidos pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Ficou estipulado que a partir de 1º de julho, a fiscalização dos motoristas começará, as autoridades de transito irão averiguar quem está em dia com suas obrigações de acordo com um calendário.

Exame toxicológico

O exame toxicológico é uma análise que serve para identificar a presença de substâncias psicoativas, drogas, no organismo. O teste detecta o que foi consumido pela pessoa nos últimos 90 dias. O exame toxicológico é mais preciso que os exames tradicionais de sangue e de urina.

O teste é feito a partir de uma amostra de cabelo ou de pelos do corpo, onde é analisado a queratina identificando se há ou não a presença de entorpecentes.

O exame se tornou obrigatório em 2015, para que os motoristas das categorias C, D e E pudessem obter a Carteira Nacional de Habilitação. O teste é exigido, ainda, na admissão e no desligamento dos profissionais do transporte.

O exame toxicológico identifica algumas substâncias como:

  • Anfetamina, estimulante da atividade do sistema nervoso central;
  • Cocaína e derivados, como o crack;
  • Codeína;
  • Ecstasy, conhecido como “bala” (MDMA, MDA, MDE);
  • Maconha e seus derivados, como skunk e haxixe;
  • Metanfetaminas, como meth, ice e speed;
  • Heroína;
  • Morfina;

Entre outros diversos outros tipos de droga

Fim do prazo estendido

Para os motoristas que ainda estão dentro do prazo para fazer o exame são aqueles que têm a CNH com vencimento entre janeiro e abril de 2024. Esses condutores têm até 31 de dezembro de 2021 para realizar o exame.

Mas atenção os motoristas que não estavam com o exame atrasado terão que contar 30 dias, do vencimento do exame, para fazer o novo toxicológico.

Já os motoristas com CNH que vence entre julho e dezembro de 2023 teriam até 30 de novembro para realizar o exame, que começou a ser cobrado, pelas autoridades no dia 1º de dezembro.

Os exames toxicológicos são obrigatórios e precisam ser apresentados para a emissão da primeira CNH ou para aqueles motoristas nas categorias C, D ou E é necessário para a renovação da CNH. É necessário também fazer um exame a cada dois anos e meio

Comentários estão fechados.