FGTS: Veja o novo prazo para sacar o benefício

0

Para os trabalhadores que ainda não retiraram o dinheiro do FGTS emergencial, poderá sacar até dia 31 de dezembro.

Na matéria de hoje vamos explicar como vai funcionar este saque emergencial, continue conosco e fique por dentro desse assunto.

O que é FGTS? 

FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ele foi criado com o objetivo de amparar o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. 

Os empregadores depositam no início de cada mês em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada empregado. 

O FGTS é a soma de todos os depósitos mensais e esse valor pertence ao empregado, que dependendo da situação ele poderá sacar todo o valor depositado.

Trabalhadores que não sacou o FGTS 

Para quem ainda não sacou o FGTS Emergencial, felizmente ganhou um prazo a mais para fazer o pedido, esta nova data começou na segunda-feira,7 e vai até 31 de dezembro. 

Saque emergencial 

O saque emergencial foi criado com o objetivo de combater os impactos econômicos da pandemia do coronavírus. 

A liberação do saque foi realizada em fases, de acordo com calendário que seguiu o mês de aniversário dos trabalhadores. 

O valor foi depositado  em poupanças digitais da Caixa, que foram criadas automaticamente e vinculadas ao nome de cada beneficiário. 

FGTS

Foi informado na semana passada, que cerca de R$ 7,9 bilhões do saque do FGTS que estavam nas poupanças digitais não tinham sido movimentados. 

E com isso o dinheiro voltou para a conta do fundo de garantia de cada trabalhador no dia 30 de novembro, como já era previsto.

Trabalhadores que não fez o saque emergencial 

Para os trabalhadores que não movimentaram os valores, será possível acessar o dinheiro dentro do novo prazo que se encerra no dia 31 de dezembro. 

O que é preciso fazer para sacar esse dinheiro?

Para isso realize uma solicitação pelo APP FGTS, com isso o saldo será transferido para a conta digital que foi aberta pela Caixa e estará disponível para movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. 

O valor poderá ser utilizado em transações eletrônicas, saque em espécie ou transferência, sem custo, para outras contas. 

Vale lembrar que só depois da solicitação o trabalhador saberá o valor e a data para o saque do FGTS. 

FGTS emergencial 

De acordo com a Caixa, durante todo o calendário, foi disponibilizados R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores. 

Este saque Emergencial do FGTS como mencionamos acima, foi criado por meio de uma Medida Provisória 946/20 para amparar os brasileiros no enfrentamento da pandemia do novo corona vírus. 

Por Laís Oliveira