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Gestão de Estoque: Erros que podem levar seu e-commerce à falência!

Gestão de Estoque: Erros que podem levar seu e-commerce à falência!

09/12/2021 às 17h43 Atualizada em 09/12/2021 às 20h43
Por: Leonardo Grandchamp
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Designed by @surasak.ch / freepik
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Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2013 e 2017, mais empresas fecharam do que abriram no Brasil. De acordo com o Sebrae, 25% das empresas brasileiras fecham antes de completar dois anos no mercado.

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Entre as principais razões de falências no país estão a má gestão empresarial e as falhas nos processos logísticos em instalações como galpões e centros de distribuição. Elas podem causar uma variedade de prejuízos financeiros, sejam eles de materiais ou de mão de obra, além de gerarem custos desnecessários e, muitas vezes, uma série de retrabalhos.

Uma questão que pode levar uma empresa como um e-commerce à falência e está relacionada à má administração é o excesso de estoque, que representa uma porção de dinheiro paralisada da empresa, além de exigir um custo para o seu armazenamento.

A má gestão do estoque pode acarretar dificuldades logísticas e prejuízos mais diretos, como a perda de vendas. Mas, por outro lado, realizar esse controle corretamente pode facilitar processos, aumentar o capital de giro e tornar a sua loja online mais competitiva no mercado.

Entenda neste texto os principais erros na gestão de estoque, como o excesso de estoque pode ser fatal para a sua loja e o que fazer para melhorar a produtividade e a integração dos diferentes setores do seu negócio.

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Pouca integração entre setores

Em e-commerces, as áreas responsáveis pela compra e pela venda precisam estar muito próximas do setor de estoque nas operações diárias, no sentido de possuir uma comunicação efetiva e inteligente, na qual as reposições sejam frequentemente atualizadas, evitando atrasos. Desta forma, estoque, compras e vendas precisam ser integrados para que a empresa desenvolva agilidade nas diferentes etapas do varejo.

Falta de informações e tecnologias

Todos os profissionais envolvidos na gestão de estoque devem ter acesso a informações detalhadas a respeito dos processos logísticos. Erros e falhas nesse controle podem causar problemas no processo de estocagem e em seu planejamento.

Sistemas de gestão financeira também são altamente recomendados, pois podem integrar a administração de estoque, otimizando processos, aumentando a produtividade, reduzindo falhas operacionais e produzindo relatórios completos nos quais seja possível identificar gargalos e estipular soluções.

Portanto, a falta de investimento em tecnologias é também na maioria das situações um indício de erros na gestão. Soluções automatizadas atualmente estão presentes em boa parte das empresas varejistas, permitindo atuações integradas.

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Produtos com baixa saída

Itens que não são vendidos e acabam ficando parados nos galpões logísticos representam um aumento no custo de armazenamento e, em alguns casos, até a possibilidade de perda em função da validade, quando há perecibilidade.

Antes de planejar o estoque, é importante saber quais produtos terão boa saída e quais não precisam ser repostos com tanta frequência. Defina modelos de reposição periódica e desenvolva promoções para aquelas mercadorias paradas, além de criar padronizações para os procedimentos.

Menos capital de giro

Aquele dinheiro investido na estocagem dos produtos só retorna para a empresa após a venda desses itens, portanto há menos capital de giro disponível para o seu negócio quando as mercadorias estão paradas no estoque. Em algumas situações, caso o cenário se mantenha, a bola de neve pode levar até à falência.

Vender sem estoque

Um erro muito comum que escancara falhas na gestão de estoque de uma empresa é vender um produto sem se certificar sobre sua disponibilidade. Nesses casos, é preciso informar o cliente do problema, gerando um inconveniente que com certeza irá afetar a imagem da sua loja.

Muitas vezes, o banco de dados informa que existe o produto em estoque mas, na hora da retirada, você e o seu cliente são pegos de surpresa. Uma falha como essa é outro motivo para adotar uma solução tecnológica eficiente de gerenciamento financeiro e de estoque e padronizar processos.

Atraso na entrega

Outro problema que pode afetar bastante a opinião do consumidor sobre o seu e-commerce é o atraso no prazo de entrega, geralmente um fator decisivo para o cliente fechar negócio ou não.

A partir do momento em que o prazo de entrega é estipulado e informado, é firmado um compromisso com o cliente. E, em casos nos quais esse compromisso é quebrado, é provável que o consumidor cancele a compra, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A demora em estornar o valor pago pode gerar até um processo no Procon.

Além de seguir as dicas já elencadas, é importante ainda calcular a cadeia de riscos da empresa e identificar todas as ameaças ao seu bom funcionamento. Assim, mesmo que ocorram imprevistos, você estará preparado para resolvê-los com rapidez.

Estoque parado é dinheiro parado

É comum que lojistas se atentem principalmente à missão de conquistar novos clientes, sem se dedicar tanto ao estoque. Por outro lado, há quem tenha receio da indisponibilidade de mercadorias e invista em excesso na compra de itens que podem estagnar.

Apesar de demandar uma atenção especial por parte do empreendedor, a gestão de estoque pode se tornar um diferencial quando aplicada uma combinação de fatores para livrá-la de sobrecargas ou erros operacionais.

Para diminuir o excesso de estoque, é recomendado também fazer parcerias com outras organizações e promoções com preços mais baixos ou até com entrega no mesmo dia – esse fator, inclusive, pode ser fundamental para reduzir os produtos armazenados em um curto período de tempo e pode ser adotado por grandes e médias empresas, principalmente perto de grandes centros urbanos.

Além disso, é possível optar ainda por modelos de estoque compartilhado (para empresas que possuem uma loja física), estoque terceirizado (cross docking e dropshipping), estoque descentralizado (com mais de um centro de distribuição) ou até de estoque consignado (acordo entre lojista e fornecedor). O empreendedor atualmente deve se preocupar com todas as áreas da estruturação do seu e-commerce: desde definir a função essencial da sua organização, passando pela escolha em comprar, construir ou alugar um galpão de operações logísticas ou um centro de distribuição, até tornar essa instalação um organismo automatizado e altamente produtivo, que seja refletido na saúde financeira da empresa. Para isso, porém, o estoque não pode ficar em segundo plano e deve ser tratado como prioridade.

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