Ao apagar das luzes do trio elétrico o ano começa, é hora de encarar o Leão da Receita Federal, a partir de 07 de Março começou a corrida para Declaração do Imposto de Renda.Trazendo muitas dúvidas, principalmente nesse ano que a declaração passou por mudanças significativas.

Mas eu preciso de um contador para fazer minha Declaração de Imposto de Renda?


Provavelmente essa uma das dúvidas que surge todo ano, junto a dúvidas de quem deve declarar, o que devo declarar e muitas outras. Não escrevo esse texto para te convencer a que você tem que contratar um contador para isso, mas sim para mostrar a importância de se ter um profissional com experiência cuidando do seu IR, evitando problemas com o Fisco.

O contador é o profissional que sabe de cor o caminho árduo para se fazer uma declaração limpa e correta, evitando multas ou erros que podem causa-las. Mesmo declarações mais simples, com poucas informações, podem ter algo desconhecido pelo contribuinte. Declarações mais complexas com diversas fontes de rendas, variado número de dependentes é ainda mais importante a contratação de um profissional. É importante salientar que o contador está sempre atualizado com as constantes mudanças do cenário do país.

A ajuda de um contador evita erros comuns no seu Imposto de Renda como por exemplo:

– Omissão de informações de rendimentos de dependentes

– Omissão de rendimentos do próprio titular;

– Omissão de rendimentos de fontes secundárias como, honorários, aluguéis;


– Informação incorreta de IRF;

– Contribuição de empregadas domésticas não feitas;

– Não declaração de Dependentes;

Esses são alguns dos erros que podem ser evitados com o investimento em um contador, é importante dizer que esses erros não significam má fé do contribuinte, mas muitas vezes a falta de informação referente as obrigações no Imposto de Renda.

Muitas pessoas pensam que ter um contador ao seu lado seja um gasto, mas não pensam que um desses erros na sua declaração de Imposto de Renda possam acarretar multas bem mais altas, aí sim causando gastos desnecessários, que poderiam ser evitados.

Espero ter ajudado ao entender a importância da contabilidade na Luta contra o Leão, sendo assim não deixe para ir atrás na última hora, antecipe-se e já separe a documentação necessária para dar andamento.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Fonte: Samá Contabilidade