INSS: 14° salário será pago 2020?

0

O INSS não pagará o 13° salário aos aposentados e pensionistas em dezembro, depois abono extra foi antecipado por causa da pandemia.

O ano está acabando e também as esperanças dos aposentados e pensionistas do INSS de receber o 14° salário, que seria um abono extra para substituir o 13° salário que foi antecipado para abril, quando foi paga a primeira parcela e a segunda parcela em junho.

Diante da atual situação que atravessamos, cria-se a gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro de 2020, para aposentados e pensionistas do INSS.

14° salário

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ainda está em análise no Senado Federal, a sugestão legislativa 11/2020, que sugere a criação do 14° salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na verdade, trata-se de um abono extra de Natal, que seria pago somente em 2020, para beneficiar esse grupo de pessoas que ficarão sem o 13° salário devido a sua antecipação por causa da pandemia.

A ideia recebeu mais de 20 mil apoios, quantidade mínima exigida para criação de uma lei, por iniciativa do cidadão comum.

O senador Paulo Paim acabou adotando a ideia legislativa 11, que seguirá como Projeto de Lei 3.657/20.

Sendo assim, a criação do abono extra emergencial deverá beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS durante a pandemia, levando em conta, que irá movimentar a economia em janeiro de 2021.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em 2018, comprova que 43% dos brasileiros com mais de 60 anos são arrimos de família, ou seja, (é a única pessoa responsável pelo sustento do grupo familiar), com percentual que sobe para 53% no caso dos homens.

A ideia alcançou até o momento mais de 66.450 apoios, e por isto, deve repercutir positivamente na análise pelos congressistas.

Mas, os segurados do INSS não estão tão certos que o 14° salário será pago realmente em 2020.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil